Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Opinião: Comprar imóvel para quê?

02/03/2017 - 18:31

Luiz Augusto Pacheco é gestor da Inva Capital. Texto originalmente publicado em Value for Life

Alguém dos meus contatos no Facebook comentou em um artigo que outra pessoa postou. O artigo era Fuja da casa própria: morar de aluguel pode ser uma ótima alternativa para enriquecer e esse assunto é bastante sensível aos brasileiros.

Afinal quem não cresceu escutando de familiares que comprar imóveis é muito seguro, já que mesmo que você não tenha retorno nenhum é algo seu. Ou que você precisa comprar um imóvel para poder casar? A primeira coisa a se esclarecer é que se o imóvel é financiado ele não é seu, é do banco.

E como vimos nos dois últimos anos, imóveis não são tão seguros assim. Seriam eles, ao menos, um bom investimento?

Na mesma discussão do Facebook, alguém colocou um gráfico do índice FIPEZap deflacionado:

Fipezap

Ou seja, em 35,5 anos, os imóveis renderam somente 53% acima da inflação(“incríveis” 1,21% ao ano). Já escrevi sobre o quanto os imóveis devem se valorizar no longo prazo.

Mas, culturalmente, o brasileiro não vai mudar tão cedo. Isso porque todo mundo lembra o preço que pagou no imóvel (claro, sem levar em conta a comissão do corretor e custos de cartório), IPTU, reformas, reparos, etc. O que importa é o preço que foi fechado e negociado na compra e na venda. E, claro, essa diferença tende a ser grande em períodos de anos (ou décadas).

A conclusão é (geralmente): imóveis não são seus (a não ser que você pague a vista ou tenha terminado o financiamento), não são seguros (os preços podem oscilar para baixo) e não tem bom retorno (existem muitas opções melhores como investimentos).

Leia mais sobre: ,

Última atualização por - 05/11/2017 - 14:07

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto