Eleições 2018

Opinião: Entendi porque tanta gente decidiu votar em Bolsonaro

06 jun 2018, 20:33 - atualizado em 07 jun 2018, 18:00
(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Por André Forastieri, jornalista

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois de conversar bastante com eleitores de Jair Bolsonaro, ao vivo e online, entendi porque tanta gente decidiu votar nele.  Não é pelo que ele é. É pelo que essas pessoas decidiram que ele é. Baseando-se no que ele disse e diz. E não pelo que ele fez e faz. Muita gente que se diz liberal em economia – a favor do Estado mínimo, baixos impostos, pouca regulamentação – apóia Bolsonaro. Só que Bolsonaro nunca foi liberal.

Nunca votou como liberal. É só conferir seu histórico no Congresso. Muita gente defende Bolsonaro por ele ser duro contra o crime.  Mas embora ele fale duro, como congressista sempre foi mole contra o crime. Não propôs nada. Não aprovou um projeto que diminuísse a violência.  Lisura?

Bolsonaro está na lista de Furnas, recebeu R$ 200 mil da JBS, comprou R$ 8 milhões em imóveis entre 2010 e 2014 sem explicar de onde vem o dinheiro.  Muita gente pensa em votar em Bolsonaro porque acha que ele é o anti-PT, anti-Lula.

Mas votou junto com o PT durante a maior tempo em que o PT esteve no governo. Seu partido, o PP, era da base aliada do Lula e Dilma. O PP carioca fez parte dos governos corruptos de Sergio Cabral e depois, Pezão. E o PP é campeão de casos de corrupção, inclusive na Lava-Jato. Bolsonaro não é o que muitos eleitores de Bolsonaro pensam que ele é.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar