Itaú BBA

Opinião: Itaú, XP, qual será a próxima?

27 mar 2017, 23:16 - atualizado em 11 set 2019, 16:46

Eduardo Glitz, foi sócio da XP por 10 anos, atualmente é sócio do StartSe e investidor em fintechs

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

360

Aqui está um belo exemplo do porquê as grandes empresas serão cada vez mais sucumbidas pelas startups.

Em 2009, eu e mais 4 sócios da XP fomos para os EUA para entender o mercado americano. Naquela altura a XP era uma startup que tinha dado certo, mas com um modelo de negócio altamente arriscado e muito dependente de um único produto, o mercado de ações.

Saímos dos Estados Unidos convencidos de que havíamos visitado o futuro, era aquele o caminho, e então ficou comigo a missão de construir a plataforma aberta de fundos de investimento. Um ano depois consegui criar uma plataforma de investimentos onde o cliente em poucos cliques conseguia investir nos principais fundos de investimento do mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ali estava criado o primeiro Shopping Center de investimentos do Brasil, no mesmo modelo do americano, e para qualquer tipo de investidor. Foi muito difícil convencer o mercado, os parceiros e até meus sócios de que o caminho era este, não levou um mês e nem um ano, foram alguns anos.

Por mais que aquele pequeno time que esteve nos EUA sabia que aquele era o caminho por vezes um ou outro balançava, afinal estamos entrando num jogo com muito menos margem e por isso só com um crescimento gigantesco no volume de recursos captados faria sentido. Mas sabia que aquilo era o certo a ser feito! Muitas vezes eu era um exército de um homem só, nadando contra a maré.

E hoje, 7 anos depois, o Itaú, maior banco do Brasil, se rende e lança algo igual, isso porque ele é “rápido”, os demais bancos gigantes ainda nem pensaram nisto.

Neste período a XP deixou de ser uma startup, e se tornou uma gigante, uma das maiores instituições financeiras do Brasil, e o seu shopping center de investimentos sendo o maior diferencial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E agora? Qual será a próxima startup que irá revolucionar o mercado e cutucar os gigantes?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
opiniao@moneytimes.com.br
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar