Optimus: o que faz o robô que levou a Tesla de Elon Musk a encerrar a produção dos modelos S e X
A Tesla abandonou a produção de dois dos modelos mais antigos de seus carros para direcionar o foco para o Optimus, um robô humanoide bípede que está em desenvolvimento pela empresa do bilionário Elon Musk.
De acordo com a descrição da própria Tesla em sua página que oferece oportunidades de trabalho no desenvolvimento do Optimus, a ideia é construir um humanoide autônomo, bípede e de propósito geral, capaz de realizar tarefas perigosas, repetitivas ou entediantes.
Na prática, Musk quer que o robô realize desde trabalhos em fábricas até atividades dentro de casa.
Para isso, no fim de janeiro o dono da Tesla anunciou que a montadora encerrará a produção dos veículos Model S e Model X e utilizará a fábrica em Fremont, na Califórnia, para a construção dos robôs.
Depois do Roadster original, os dois veículos são os mais antigos da Tesla, e nos últimos anos vem sofrendo redução nos preços diante do aumento na concorrência global de veículos elétricos.
A Tesla afirmou em comunicado que o plano é apresentar neste trimestre a terceira geração do Optimus, sendo o primeiro projeto destinado à produção em massa.
Aumento de produção do Optimus
Durante teleconferência de resultados, Musk destacou que deve aumentar o número de funcionários na fábrica de Fremont, com o intuito de aumentar significativamente a produção de robôs.
“Vamos pegar o espaço de produção dos Modelos S e X em nossa fábrica de Fremont e convertê-lo em uma fábrica Optimus com o objetivo de longo prazo de ter 1 milhão de unidades por ano de robôs Optimus no atual espaço SX em Fremont”, disse o CEO da Tesla.
Musk colocou o robô humanoide como a chave para eliminar a pobreza mundial, tornando o trabalho humano opcional.
A Tesla coloca que o Optimus consegue classificar objetos, servir pipoca, descartar lixo e dançar, realizando algumas tarefas básicas na fábrica. No entanto, ainda está longe do objetivo futurista almejado por Elon Musk, que visa inclusive alcançar Marte com o avanço dos robôs.
“Os preparativos para a primeira linha de produção estão em andamento, incluindo a prontidão da cadeia de suprimentos, com início da produção previsto para antes do final de 2026 e capacidade planejada de até 1 milhão de robôs por ano”, diz o relatório de resultados do quarto trimestre da Tesla.
*Com informações da CNN