Internacional

Organização de energia atômica do Irã diz que e-mail foi hackeado, segundo mídia estatal

23 out 2022, 15:33 - atualizado em 23 out 2022, 15:33
Um servidor de e-mail pertencente a uma de suas subsidiárias foi hackeado a partir de um país estrangeiro e as informações foram publicadas online, disse a organização de energia atômica do Irã (Imagem: REUTERS/Leonhard Foeger)

A organização de energia atômica do Irã disse que um servidor de e-mail pertencente a uma de suas subsidiárias foi hackeado a partir de um país estrangeiro e as informações foram publicadas online, informou a mídia estatal neste domingo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um grupo iraniano de hackers, Black Reward, disse em um comunicado publicado no Twitter que divulgou informações hackeadas relacionadas às atividades nucleares iranianas, declarando a ação um ato de apoio aos manifestantes no Irã.

A declaração, publicada no sábado, terminou com as palavras “Em nome de Mahsa Amini e pelas mulheres, vida, liberdade” – uma demonstração de apoio aos protestos desencadeados pela morte de Amini sob custódia da polícia moralista no mês passado.

O Black Reward disse que as informações divulgadas incluem “agendamentos de gerenciamento e operação de diferentes partes da usina de Bushehr”, passaportes e vistos de especialistas iranianos e russos que trabalham lá e “contratos e acordos de desenvolvimento atômico com parceiros nacionais e estrangeiros”.

O departamento geral de diplomacia pública e informação da organização de energia atômica minimizou o significado das informações divulgadas, dizendo que “essa medida foi feita com o objetivo de atrair a atenção do público”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Deve-se notar que o conteúdo dos e-mails dos usuários contém mensagens técnicas e trocas rotineiras e cotidianas atuais”, informou a mídia estatal.

O Black Reward, em um comunicado publicado em 21 de outubro, ameaçou divulgar informações hackeadas em 24 horas, a menos que as autoridades liberassem prisioneiros políticos e pessoas presas durante os distúrbios.

As negociações entre as potências mundiais e o Irã com o objetivo de reviver seu acordo nuclear de 2015 estão paralisadas, com os Estados Unidos dizendo em 12 de outubro que Teerã mostrou pouco interesse em reviver o pacto.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.