Agronegócio

Organização do Show Safra projeta ultrapassar R$ 10 bi em negócios em 2023

03 mar 2023, 15:04 - atualizado em 03 mar 2023, 15:48
Show Safra
A expectativa da Show Safra é atrair 80 mil a 90 mil visitantes em 2023, ante 70 mil no ano passado (Imagem: Pixabay/huddlestonco)

A organização do Show Safra 2023 prevê um crescimento de 25% no volume de negócios na feira, podendo ultrapassar a marca de R$ 10 bilhões na edição que ocorre entre 21 e 24 de março, em Lucas do Rio Verde (MT). No ano passado, foram R$ 8,5 bilhões. “Nós temos crescido 25% porque respeitamos a qualidade da feira, mas a nossa demanda é para 30%, 40%”, disse o presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini, em evento de lançamento no dia 1º de março.

Segundo Piccini, neste ano e no anterior, com demanda represada do período de isolamento da pandemia de covid-19, a feira teve fila de espera para estandes. “A gente reprogramou, a partir do ano que vem vamos aumentar o parque em 30% a 40%, refazer todo ele para que a gente possa atender a toda a demanda que tem de empresas”, disse. “Hoje nós estamos com mais de 65 empresas inscritas para o próximo ano que não tiveram oportunidade de vir expor neste ano.”

Conforme Piccini, a perspectiva de crescimento de 25% nos negócios reflete também o aumento do valor de máquinas e o bom resultado da safra de soja em Lucas. A organização monitora os efeitos da suspensão de contratações de financiamentos em linhas com juros subsidiados.

Segundo o presidente da fundação, o investimento tem ocorrido mais com recursos próprios e crédito bancário a juros livres. “Num momento de inflação alta, cada investimento na agricultura tem que ser muito pensado e repensado.”

De acordo com o diretor executivo da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasqualli, o perfil técnico-comercial do Show Safra atrai o agricultor “para aprender e fazer negócio”. “O evento ocorre no mês de março porque é o finalzinho da colheita (da soja) e o produtor já está começando a planejar a próxima safra. Vai decidir se planta soja, milho ou algodão, quanto de fertilizante vai utilizar, se vai usar um produto químico ou outro. É o momento para definir essa estratégia e começar a tomar as próximas decisões para o próximo ano.”

A expectativa da Show Safra é atrair 80 mil a 90 mil visitantes em 2023, ante 70 mil no ano passado. Além de moradores da região, produtores de Rondônia e Goiás costumam se deslocar para o evento. Neste ano, serão 375 expositores, com 700 marcas, desde fertilizantes, sementes e defensivos a máquinas e equipamentos.

Segundo a organização da feira, o evento está entre os quatro maiores do agronegócio do Brasil. “A gente acredita que o Show Safra tenha potencial para chegar ao G2 ou talvez sonhar com o primeiro lugar. Mato Grosso é um Estado que tem potencial gigantesco”, disse Pasqualli.

*A repórter viajou a convite da organização do Show Safra, promovido pela Fundação Rio Verde