ImóvelTimes

Os 10 mais: Ativa recomenda fundos imobiliários para dezembro

06 dez 2019, 21:41 - atualizado em 06 dez 2019, 21:41
São Paulo Imóveis Brasil
Corretora indica fundos imobiliários preferidos para dezembro (Imagem: Pixabay)

“Um dos pontos que consideramos mais relevantes para avaliação dos fundos imobiliários é a localização dos imóveis que compõem o fundo”.

A afirmação se insere em relatório da Ativa Investimentos sobre fundos imobiliários, no qual a corretora divulgou sua carteira recomendada para dezembro, listando 10 ativos com potencial de valorização neste mês.

Além da análise da localização, outro ponto importante – de acordo com o analista responsável Ilan Arbetman – é a avaliação do tipo de contrato de locação, seja na duração, seja no preço do aluguel.

“Quanto maior a duração de contrato, mais previsível se torna o fluxo de caixa futuro”, diz a Ativa Investimentos.

Típicos e atípicos

Existe mais um fator de atenção para se investir em fundos imobiliários: os dois tipos de contrato existentes entre locador e locatário.

O contrato “típico” geralmente possuem prazos menores e, em caso de rescisão, a multa varia entre 3 a 6 aluguéis.

Já os contratos “atípicos” são aqueles geralmente mais longos. Caso as partes rescindam neste tipo de acordo, a multa equivale a todo período restante de aluguel.

São Paulo Imóveis
Tipos de contratos influenciam nas projeções de rendimentos dos fundos imobiliários (Imagem: Pixabay)

Para a Ativa Investimentos, contratos do segundo tipo permitem fluxo de caixa futuro previsível e maior possibilidade de busca de novos inquilinos.

Atestado de qualidade

Se as companhias são avaliadas pela classificação de seu risco através dos ratings das agências Moody’s, Standard and Poor’s e Fitch em relação à qualidade de seu crédito e a sua saúde nas finanças, os imóveis possuem certificados que atestam a qualidade do bem.

Uma das principais assinaturas de qualidade para imóveis é o Certificado LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental, na tradução literal).

São Paulo Imóveis
Certificados atestam qualidade de empreendimentos para se investir (Imagem: Pixabay)

“Imóveis que possuem o selo são considerados mais eficientes no consumo de energia e água, na utilização de materiais e recursos, além de possuir excelente qualidade interna dos ambientes e inovação”, explica Arbetman.

Segundo a corretora, “imóveis certificados geralmente cobram aluguéis mais altos e tem custos menores. No momento é a certificação mais conhecida no Brasil e milhares de projetos pelo mundo já possuem o selo”.

Mercado em alta

Arbetman destaca a estabilidade da Selic, a inflação sob controle e a recuperação do PIB como fatores de propulsão à retomada do setor imobiliário e, consequentemente, para o crescimento do mercado de fundos imobiliários nos próximos anos.

“Sob um cenário mais benéfico à frente, vemos um forte aquecimento do mercado através de grandes incentivos a novas emissões, nascimento de novos fundos, maior procura por ativos para composição de portfólios”, completa o analista.

Recomendações

A Ativa Investimentos substituiu o fundo imobiliário Allianza Trust (ALZR11) pelo VBI Crédito (CVBI11), pelo fato do primeiro ativo não ter atingido o preço-alvo estipulado pela corretora.

“Não há mudanças de fundamentos que tenham corroborado esta decisão, e o fundo pode voltar a compor nosso portfólio mais a frente caso volte a negociar a patamares mais justos”, conclui Arbetman.

Confira a carteira recomendada de dezembro

Código Nome Peso Cota em 06/12/2019 (R$)
RBED11 Rio Bravo Renda Educacional 15,0% 170,00
CVBI11 VBI Crédito 15,0% 103,96
HFOF11 Hedge Top FOFII 3 5,0% 114,74
BTLG11 BTG Pactual Logístca 10,0% 108,56
HGRU11 CSHG Renda Urbana 10,0% 138,50
HGRE11 CSHG Real Estate 5,0% 167,9
TGAR11 TG Ativo Real 15,0% 136,69
DOMC11 REAG Renda Imobiliária 5,0% 511,99
JSRE11 JS Real Estate Multigestão 10,0% 115,8
UBSR11 UBS BR Recebíveis 10% 106,91

Graduado em Ciências Econômicas pela USP, tendo cursado mestrado em Ciências Humanas e em Economia na UFABC, Valter Outeiro acumulou anos de vivência no mercado financeiro através de passagens nas áreas de estratégia de investimentos dentro de private banks, em multinacionais produtoras de índices de ações e em redações de jornalismo econômico.
Linkedin Instagram
Graduado em Ciências Econômicas pela USP, tendo cursado mestrado em Ciências Humanas e em Economia na UFABC, Valter Outeiro acumulou anos de vivência no mercado financeiro através de passagens nas áreas de estratégia de investimentos dentro de private banks, em multinacionais produtoras de índices de ações e em redações de jornalismo econômico.
Linkedin Instagram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.