Os 10 países com menor custo de vida para estrangeiros estão na Ásia e América Latina; Brasil aparece entre os mais acessíveis

Para brasileiros que sonham em morar no exterior em busca de custo de vida mais baixo e melhor poder de compra, a escolha do destino é crucial. Segundo o estudo Expat Insider 2025, da InterNations, os países com os ambientes financeiros mais acessíveis para estrangeiros estão concentrados majoritariamente na Ásia e América Latina — e o Brasil figura na lista dos 10 mais econômicos.
Vietnã lidera ranking dos destinos mais acessíveis
O Vietnã, país do sudeste asiático com costa no Oceano Pacífico, aparece pela quinta vez consecutiva na primeira posição do levantamento. Nove em cada dez expatriados no país avaliam o custo de vida como satisfatório e afirmam que a renda familiar disponível é suficiente ou superior para uma vida confortável.
Apesar do custo de vida baixo, o Vietnã ocupa modesta colocação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), figurando apenas na 93ª posição, atrás de países latino-americanos como Equador, México e Colômbia.
Brasil fica entre os 10 destinos financeiramente mais confortáveis
LEIA TAMBÉM: O Money Times liberou, como cortesia, as principais recomendações de investimento feitas por corretoras e bancos — veja como acessar
O Brasil aparece na 10ª posição, acompanhado por destinos populares e emergentes em custo de vida acessível. Confira o top 10 dos países com menor custo de vida para expatriados, segundo o Expat Insider 2025:
Metodologia do estudo Expat Insider 2025
A pesquisa ouviu estrangeiros residentes em 46 países com pelo menos 50 respondentes, que avaliaram fatores como custo de vida geral, satisfação financeira e adequação da renda familiar para manter uma vida confortável. O critério de avaliação seguiu uma escala de 1 (muito ruim) a 7 (muito bom).