BusinessTimes

Os passos do Pão de Açúcar para voltar a ser a ‘joia da coroa’ do varejo alimentar premium

30 nov 2022, 16:14 - atualizado em 30 nov 2022, 16:20
Pão de Açúcar
Unidade do Pão de Açúcar inaugurada nesta quarta-feira (30), na zona Sul de São Paulo (Imagem: Divulgação)

Finalizadas as conversões dos hipermercados Extra, o GPA (PCAR3) está trabalhando pesado no processo de reposicionamento da marca Pão de Açúcar. Mais do que ampliar a gama de produtos ofertados, a companhia quer resgatar o título de “joia da coroa” do varejo alimentício premium.

Foi o que Marcelo Pimentel, CEO do grupo, sinalizou nesta quarta-feira (30), na inauguração da nova loja Pão de Açúcar na Avenida Jornalista Roberto Marinho, zona Sul de São Paulo.

A jornalistas, Pimentel disse que o processo de turnaround, com previsão de término ao fim de 2024, se concentra nos fundamentos do negócio: foco em experiência do cliente e reconhecimento de que o Pão de Açúcar é uma marca premium.

A unidade recém-inaugurada indica o que o GPA tem planejado para o remodelamento da bandeira. Um dos destaques é o aumento por metro quadrado de produtos perecíveis. Segundo Pimentel, o objetivo é ultrapassar 50% de participação de venda desse tipo nas lojas do Pão de Açúcar.

Outra característica do novo formato Pão de Açúcar é a ampliação da oferta de serviços, com ambiente de café e estandes que preparam pratos na hora, incluindo pizzas e hambúrgueres – tudo interligado para tornar a experiência do cliente mais completa.

“Nossa ambição é que o cliente possa vir tomar café da manhã, almoçar e jantar”, afirmou Pimentel. O executivo enxerga a abertura da unidade como uma boa maneira de testar as novas soluções que a companhia vem desenhando para a bandeira. O GPA planeja lançar esse formato em 15 lojas pelo período de três meses.

Ainda de novidade, o novo formato Pão de Açúcar volta com atendentes especializados (de vinhos e queijos, por exemplo) e empacotadores.

A nova loja tem 1.600 metros quadrados de área de vendas e foi construída sob o modelo G7 (sétima geração). É a primeira loja construída do zero que o Pão de Açúcar abre na capital paulista em cinco anos. A bandeira inaugurou 14 unidades em 2022, entre convertidas e orgânicas, em outras cidades e estados.

Até o fim do ano, a rede deve abrir mais três lojas no Estado de São Paulo. Cinco obras estão em andamento no Brasil, com inaugurações previstas para o próximo ano. Ao todo, o GPA espera fechar 2022 com 75 aberturas.

Uma nova dinâmica

O foco em perecíveis traz algumas mudanças na dinâmica de estocagem e reabastecimento. De acordo com Pimentel, a ideia é diminuir o estoque de produtos improdutivos. Nas lojas, o volume de exposição de perecíveis fica menor, mas a frequência de reabastecimento aumenta.

“Isso protege principalmente a experiência que o cliente espera de nós. Ter volume na banca não se traduz necessariamente em melhor qualidade”, comentou.

Pimentel defendeu que aumentar o calibre da qualidade de produtos do Pão de Açúcar é benéfico na medida que também eleva a rentabilidade das operações, paralelamente com a redução dos custos ociosos.

4T22 e 2023

Pimentel afirmou que, mesmo com o impulso da Black Friday (especialmente para alimentos e bebidas), o quarto trimestre do GPA deve vir muito semelhante ao terceiro trimestre, considerando o cenário macroeconômico atual, com o consumidor mais cauteloso.

“O consumidor está sendo cuidadoso com o momento macroeconômico. Para o varejo alimentar, o impacto é menor, mas sem dúvida tem impacto”, avaliou.

Pimentel acredita que o momento atual se dá mais pela incerteza macroeconômica do que pelos fundamentos. O CEO avalia que, com a inflação dando sinais de melhora e os níveis de desemprego caindo, a confiança começará a mudar.

Em relação ao ano passado, Pimentel lembra que as vendas de 2021 vieram fortes devido à liquidação dos estoques dos hipermercados Extra. Segundo o executivo, a melhor comparação acontecerá a partir do primeiro trimestre de 2023.

O executivo do GPA também sinalizou que os investimentos podem aumentar em 2023, com foco em aberturas de lojas de proximidade, complementação das lojas G7 (sétima geração) e na área digital (cibersegurança).

Até 2024, o GPA quer abrir 300 unidades, sendo 250 lojas de proximidade e 50 supermercados.

Pão de Açúcar
Unidade do Pão de Açúcar inaugurada nesta quarta-feira (30), na zona Sul de São Paulo (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

Controlador Casino

Pimentel afirmou que não há informações sobre uma potencial venda de participação do GPA por parte do controlador Casino.

A possibilidade de o grupo francês se desfazer de uma fatia da companhia aumentou depois do lançamento da oferta secundária de ações bilionária do Assaí (ASAI3) para a venda de mais de 10% da empresa de atacarejo, em movimento para reduzir a dívida.

Com a operação precificada a R$ 19 por ação, o Casino levantou R$ 2,67 bilhões com a venda de 10,44% do Assaí, ficando com cerca de 30,5%.

A quantidade de ações inicialmente ofertada poderia ter sido acrescida em até 35,2% do total de ações inicialmente ofertado, mas não foi.

Siga o Money Times no LinkedIn!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no LinkedIn!

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.