Empresas

Os planos da Petrobras (PETR4) para geração de energia renovável offshore

15 set 2023, 10:47 - atualizado em 15 set 2023, 10:50
Petrobras
Petrobras estuda viabilidades técnicoeconômica e ambiental de áreas no mar brasileiro (Imagem: Kaype Abreu/Money Times)

A Petrobras (PETR3PETR4) comunicou nesta sexta-feira (15) que o pedido de licenciamento de dez áreas no mar brasileiro para projetos de energia eólica offshore busca avaliar as viabilidades técnicoeconômica e ambiental. O mesmo vale para a cooperação assinada com a Equinor para avaliação de outros sete espaços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As áreas, segundo a estatal, têm “forte potencial para desenvolvimento de projetos futuros”.

A Petrobras esclarece que esse tipo de solicitação, junto ao Ibama, não significa uma decisão de investimento, nem garante o direito sobre as áreas. Isso deve acontecer somente após processo a ser conduzido no Congresso Nacional.

“Após a obtenção de outorga sobre as áreas, será avaliado o desenvolvimento de projetos que serão submetidos às instâncias competentes da companhia, com todos os requisitos necessários de demonstração de viabilidade técnicoeconômica”, dizem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para projetos de geração renovável, como as eólicas offshore, a obtenção de contratos de energia, no mercado livre ou via leilões de energia, será necessária para definir a viabilidade dos projetos. “A companhia intensificará as medições de potencial eólico, utilizando dispositivos instalados em suas plataformas fixas e a tecnologia Bravo (Boia Remota de Avaliação de Ventos Offshore)”, afirmam.

Além da medição do recurso eólico offshore, a Petrobras reunirá as principais informações ambientais provenientes dos estudos já realizados no ambiente marinho brasileiro. A utilização dessas sinergias visa identificar e definir quais as melhores áreas para o aproveitamento do recurso eólico offshore no Brasil.

Veja o comunicado da Petrobras:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar