Economia

Otimismo com reabertura da economia pode desaparecer rapidamente com Delta

03 ago 2021, 16:45 - atualizado em 03 ago 2021, 16:46
Bicicleta Paulista Coronavírus
Todo o otimismo pode desaparecer rapidamente se a variante delta, que provoca um ressurgimento do coronavírus na Europa e nos Estados Unidos, se espalhar pelo Brasil (Imagem: Bloomberg)

Por Martha Beck, Gabriela Mestre e Marisa Wanzeller

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estados e cidades no Brasil se preparam para suspender a maioria das restrições para empresas e reuniões diante da queda de casos e mortes por Covid-19 para o nível mais baixo dos últimos meses e do ritmo mais rápido de vacinação.

Em São Paulo, muitas escolas reabriram com ocupação total para aulas presenciais esta semana, e o estado planeja encerrar restrições de horário e capacidade para a maioria das empresas a partir de 17 de agosto. O Rio de Janeiro também tem planos para relaxar as regras a partir de 2 de setembro, inclusive sobre o uso de máscaras. A reabertura incluirá quatro dias de comemoração, disse o prefeito Eduardo Paes, acrescentando que as festas de fim de ano serão as maiores da história da cidade.

A rapidez para suspender as restrições, que estão em vigor há mais de 15 meses embora com aplicação irregular e regras muitas vezes contraditórias que as tornam menos eficazes, surge em meio a uma trégua na pandemia.

Embora o coronavírus ainda mate quase 1.000 pessoas por dia, o número diminuiu em relação ao pico de mais de 4.200. A média móvel caiu abaixo de 1.000 pela primeira vez desde janeiro. Hospitais também estão menos sobrecarregados, com o nível de ocupação em unidades de terapia intensiva em cerca de 60% a 65% em relação a mais de 95% no início do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Varejo Coronavírus
A delta foi identificada em todo o país, como nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Ceará (Imagem: Bloomberg)

Todo o otimismo pode desaparecer rapidamente se a variante delta, que provoca um ressurgimento do coronavírus na Europa e nos Estados Unidos, se espalhar pelo Brasil. Embora especialistas digam que ainda é muito cedo para dizer se a cepa causará uma terceira onda no país, a pressão para eliminar as restrições aumenta o risco.

“Meu medo é que a população esteja muito animada com a queda dos números da Covid”, disse Pedro Hallal, epidemiologista e ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas. “A delta pode ‘fazer uma festa’ e infectar muitas pessoas.”

A delta é a variante do coronavírus mais preocupante até agora, já presente em mais de 100 países desde que foi identificada pela primeira vez na Índia em outubro passado. A cepa, que se estima ser quase duas vezes mais contagiosa que o vírus original do início de 2020, tornou-se dominante em muitos países, incluindo no Reino Unido e EUA. Seu impacto é maior onde menos da metade da população adulta foi totalmente imunizada.

No Brasil, por enquanto o impacto da delta tem sido moderado. Dados mais recentes do Ministério da Saúde mostram que o país identificou cerca de 250 casos da variante em relação a 170 há uma semana. Mas o número provavelmente não reflete o verdadeiro efeito da cepa, já que o país não testa o suficiente, disse Gulnar Azevedo e Silva, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A delta também enfrenta a concorrência da variante gama, inicialmente identificada em Manaus que, segundo especialistas, é muito mais contagiosa do que a cepa original.

“A gama é tão preocupante quanto a delta e continua predominando no Brasil”, disse Marcelo Paiva, professor da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisador da Fiocruz, que conduz estudos para rastrear o coronavírus. “A introdução de uma nova variante como a delta só vai ressaltar que nós estamos diante de um país que está se imunizando lentamente.”

Fernando Spilki, pesquisador da Covid do Ministério da Ciência e Tecnologia, disse que o Brasil deveria se concentrar em encurtar o período entre as doses para imunizar totalmente o maior número possível de pessoas e evitar que a variante delta se propague. Autoridades anunciaram recentemente que avaliam reduzir o período entre as doses da Pfizer para 21 dias, mas somente depois que toda a população com mais de 18 anos receber a primeira dose.

Por enquanto, especialistas recomendam cautela. A delta foi identificada em todo o país, como nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Ceará. Embora a mobilidade não tenha voltado aos níveis pré-pandemia, restaurantes das grandes cidades estão sempre lotados e, por exaustão ou tédio, os brasileiros estão se arriscando e viajando, o que também impulsiona a inflação de serviços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Mesmo com a queda dos casos e mortes, o vírus ainda está circulando amplamente”, disse Spilki. “Ainda existe o risco de vermos um pico se as pessoas não se protegerem.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar