Otimismo em relação ao corte de juros e distribuição de dividendos; veja o que mexe com o mercado nesta quarta (3)
No Giro do Mercado desta quarta (3), a apresentadora Paula Comassetto destacou o avanço do Ibovespa (IBOV), que segue em ritmo de recordes, impulsionado por Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3).
O programa iniciou ressaltando o clima de tensão política entre planalto e congresso, que ainda não aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A previsão é que a decisão seja tomada entre hoje e amanhã (4).
Apesar desse cenário, Comassetto ressaltou um otimismo do mercado financeiro. “Os investidores estão muito mais positivos em relação ao corte de juros em janeiro e sobre a distribuição de dividendos”, afirmou.
O relatório ADP, divulgado hoje, foi o destaque de indicador internacional, com o fechamento de 32 mil postos de trabalho no setor privado dos Estados Unidos.
O destaque das ações brasileiras ficava com Vale (VALE3), que subia mais de 3% hoje. Usiminas (USIM5), CVC (CVCB3) e Braskem (BRKM5) também tinham forte avanço.
O petróleo ganhava um pouco mais de força hoje, devido à preocupação com a guerra entre Ucrânia e Rússia, como explicou a apresentadora. Com isso, Petrobras (PETR4) subia cerca de 1%.
Já entre as maiores quedas do dia, Bradesco (BBDC4) tinha baixa de quase 3%. Santander (SANB11) caía 1%.
Sabesp (SBSP3), uma das ações mais negociadas de ontem (2), também estava caindo quase 2%.
Outro assunto relevante nessa edição do Giro do Mercado foi a possível indicação de Donald Trump para substituir Jerome Powell, presidente da Reserva Federal (Fed), dos Estados Unidos.
“O favorito, por enquanto é Kevin Hasset. O elogio público de Trump corrobora essa tese”, disse Comassetto.
As conversas entre Trump e Lula sobre novas negociações tarifárias continuam e também estão beneficiando o principal índice da bolsa brasileira, disse a jornalista.