Consumo

Ovos: preço atinge recorde, mas poder de compra de produtor é o pior da história

30 dez 2021, 12:41 - atualizado em 30 dez 2021, 13:24
Ovos
Segundo a entidade, os avicultores repassaram os custos de produção ao consumidor (Imagem: Pixabay/SpencerWing)

Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que o mercado de ovos se manteve com preços elevados durante a maior parte de 2021, mas o poder de compra dos avicultores é o pior da série histórica da entidade, com a alta no custo dos principais insumos para o setor, como o milho e farelo de soja.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Cepea, a demanda aquecida e a oferta mais controlada fizeram com que o preço para os ovos se mantivesse em alta em 2021. Além disso, segundo a entidade, os avicultores repassaram os custos de produção ao consumidor, o que resultou em recordes reais para o produto.

A caixa de 30 dúzias de ovos brancos do tipo extra, a retirar em Bastos (SP), por exemplo, alcançou R$ 135,51 na média de abril – o valor mais alto de toda a série histórica do Cepea, iniciada em 2013. Os preços foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
estadao.conteudo@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar