Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Paes assume no Rio e publica mais de 70 decretos com foco em Covid, corrupção e economia

01/01/2021 - 13:19
Posse de Eduardo Paes na prefeitura do Rio de Janeiro em 2021
Urgência: Paes assume prefeitura do Rio com 15 folhas de pagamento atrasadas e escalada da Covid-19 (Imagem: Reprodução/ Rio TV Câmara)

Em sua cerimônia de posse como novo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) afirmou que não é hora de reclamar da “herança maldita” da gestão de Marcelo Crivella (Republicanos), que terminou com a prisão de seu antecessor em 22 de dezembro.

Segundo Paes, os cariocas já rejeitaram essa herança na eleição de novembro e, agora, “a cidade exige pressa”. Por isso, o novo prefeito já determinou a publicação de mais de 70 decretos no Diário Oficial do Município, com foco nos três maiores problemas imediatos da capital fluminense: o combate ao coronavírus, a falência das contas públicas e a corrupção.

O democrata afirmou que, neste domingo (3), anunciará uma série de medidas para combater a pandemia de Covid-19. Entre elas, está a criação de um comitê de especialistas, com grande participação de pessoas não ligadas à prefeitura, a divisão da cidade em estágios de risco e a abertura de 349 leitos para vítimas da doença.

“Cenário desastroso”

Na área econômica, Paes prometeu resgatar a solvência do município. O novo prefeito assume com 15 folhas de pagamentos atrasadas e um rombo de R$ 10 bilhões. “Nunca um prefeito assumiu com um cenário financeiro tão desastroso”, afirmou.

Para combatê-lo, Paes afirmou que assinará 45 decretos com medidas emergenciais. Além disso, vai propor a equalização da previdência municipal, mudanças na tributação e uma lei de emergência fiscal, com o objetivo de desindexar contratos e desvincular receitas.

Na área de combate à corrupção, o novo prefeito criou a Secretaria de Governo e Integridade Pública, cujo objetivo é estabelecer novas práticas de governança e transparência da máquina municipal. Ele também lançou o programa “Rio Integridade”, com o mesmo foco.

“Disruptivo”

Ao justificar a escolha de um secretariado jovem, Paes agradeceu os colaboradores de suas duas gestões anteriores, e afirmou que o Rio precisa, agora, de “um governo disruptivo e inovador”. E acrescentou: “não podemos só administrar crises; temos de olhar para a frente”.

Assista à posse de Eduardo Paes como prefeito do Rio de Janeiro para o mandato de 2021 a 2024.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Márcio Juliboni - 01/01/2021 - 13:19

Cotações Crypto
Pela Web