Economia

Países prometem proteger cadeia de suprimentos contra recessão

25 mar 2020, 8:40 - atualizado em 25 mar 2020, 8:44
Comércio Exportações
Países da Ásia-Pacífico, Canadá e Chile concordaram em não impor controles de exportação ou tarifas e barreiras não tarifárias às mercadorias (Imagem: Unsplash/@chuttersnap)

Um grupo de países da Ásia-Pacífico, Canadá e Chile se comprometeu a fazer o possível para manter as cadeias de suprimentos abertas e conectadas diante da ameaça de recessão global provocada pela pandemia de coronavírus.

Os governos disseram que “estão comprometidos em manter cadeias de suprimentos abertas e conectadas” como parte de um esforço coletivo para combater o vírus, de acordo com comunicado conjunto de autoridades da Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Mianmar, Nova Zelândia e Cingapura.

O grupo concordou em não impor controles de exportação ou tarifas e barreiras não tarifárias às mercadorias. Também afirmou a importância de remover quaisquer medidas restritivas de comércio sobre produtos essenciais, como suprimentos médicos.

“Também trabalharemos em estreita colaboração para identificar e resolver as interrupções no comércio com ramificações no fluxo de necessidades”, disseram autoridades do ministério do comércio e outros departamentos em seus países de origem.

Cingapura havia iniciado uma declaração ministerial conjunta com a Nova Zelândia e, desde então, trabalha com outros países com ideias semelhantes para facilitar o livre comércio.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.