Economia

Países prometem proteger cadeia de suprimentos contra recessão

25 mar 2020, 8:40 - atualizado em 25 mar 2020, 8:44
Comércio Exportações
Países da Ásia-Pacífico, Canadá e Chile concordaram em não impor controles de exportação ou tarifas e barreiras não tarifárias às mercadorias (Imagem: Unsplash/@chuttersnap)

Um grupo de países da Ásia-Pacífico, Canadá e Chile se comprometeu a fazer o possível para manter as cadeias de suprimentos abertas e conectadas diante da ameaça de recessão global provocada pela pandemia de coronavírus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os governos disseram que “estão comprometidos em manter cadeias de suprimentos abertas e conectadas” como parte de um esforço coletivo para combater o vírus, de acordo com comunicado conjunto de autoridades da Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Mianmar, Nova Zelândia e Cingapura.

O grupo concordou em não impor controles de exportação ou tarifas e barreiras não tarifárias às mercadorias. Também afirmou a importância de remover quaisquer medidas restritivas de comércio sobre produtos essenciais, como suprimentos médicos.

“Também trabalharemos em estreita colaboração para identificar e resolver as interrupções no comércio com ramificações no fluxo de necessidades”, disseram autoridades do ministério do comércio e outros departamentos em seus países de origem.

Cingapura havia iniciado uma declaração ministerial conjunta com a Nova Zelândia e, desde então, trabalha com outros países com ideias semelhantes para facilitar o livre comércio.

Compartilhar

bloomberg@moneytimes.com.br