Money Times Entrevista

Pânico nos mercados? Recessão nos EUA não deve acontecer, diz Kanczuk, ex-BC

05 ago 2024, 19:07 - atualizado em 06 ago 2024, 10:33
Fabio Kanczuk recessão eua pânico mercados eua
Risco é real, mas recessão nos EUA não deve acontecer, diz Kanczuk (Imagem: Divulgação/ASA Investments)

O risco de recessão nos Estados Unidos (EUA) é real, mas, para Fabio Kanczuk, ex-diretor de política econômica do Banco Central (2019-2021) e diretor de investimentos da ASA Asset, a crise não deve acontecer. As incertezas sobre a economia norte-americana derrubaram as bolsas globais nesta segunda-feira (5).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ex-diretor de política econômica do BC destaca que o “mercado está entendendo que tem uma probabilidade bem mais mensurável de ter recessão”, devido aos dados do mercado de trabalho norte-americano divulgados na sexta-feira (2).

O payroll, que indicou a criação de 114 mil vagas em julho, foi “ruim” e explica o pessimismo de hoje. O número veio abaixo das expectativas de 175 mil novos postos e representa uma forte desaceleração ante a leitura de junho, quando foram abertas 206 mil vagas.

O ex-diretor do BC afirma que os dados elevam a possibilidade de um front-loading na política monetária norte-americana. Trata-se de uma estratégia em que o Federal Reserve (Fed) realiza diversos cortes ou cortes mais agressivos na taxa de juros no curto prazo.

“Antes, o mercado estava considerando que eles iam cortar 0,25 ponto percentual (p.p.). Agora, ficou natural cortar 0,50 p.p. ou mais do que isso”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Kanczuk também não descarta a possibilidade de um eventual corte emergencial. O mercado de swaps precifica uma chance de cerca de 60% de uma redução de emergência de 0,25 p.p. em uma semana.

“Se eles [Fed] se convencerem de que realmente há uma probabilidade decente de recessão, o natural é ter, sim, cortes entre uma reunião e outra”, afirmou. “Eles têm essa tradição nos Estados Unidos de atuar antes. Eles arriscam antes da coisa [a recessão] acontecer.”

Risco é real, mas recessão não deve acontecer, diz Kanczuk

Apesar de avaliar que o risco de recessão nos EUA é real, o ex-diretor de política econômica do BC, no entanto, não acredita que a crise econômica deve, de fato, acontecer.

Segundo ele, há mais de 50% de chances de o mercado olhar de cabeça fria para os números do payroll de julho e avaliar que trata-se apenas de um dado ruim e que o restante da economia segue “meio normal”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • LEIA MAIS: Com o Ibovespa em “apuros”, há ações de muita qualidade em preços extremamente atrativos com recomendação de compra; veja quais no Money Picks

Vale destacar que, na leitura de junho, o índice de preço de consumo pessoal (PCE), indicador favorito de inflação do Fed, foi a 2,5% em um ano e se aproximou da meta de 2%.

“Eu imagino que eles estão refletindo e digerindo, esperando mais dados. O Fed tem o benefício, dessa vez, de esperar um pouco para ver para que lado está andando essa coisa”, avaliou Kanczuk.

Os mercados em meio à aversão ao risco

Em meio à aversão ao risco, o Ibovespa (IBOV) fechou o pregão desta segunda-feira em queda de 0,46%, aos 125.269,54 pontos.

Wall Street também encerrou os negócios em forte baixa. Dow Jones e S&P 500, que caíram respectivos 3% e 2,60%, registraram a pior performance diária desde setembro de 2022. A Nasdaq, por sua vez, recuou 3,43%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na Ásia, a bolsa do Japão (Nikkei 225) recuou 12,40% hoje. Já na China e em Hong Kong, Shanghai caiu 1,54% e Hang Seng desvalorizou 1,46%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar