Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Panorama do mercado: O que importa para o Ibovespa hoje, segundo 6 analistas

Márcio Juliboni
22/11/2021 - 9:51
Supermercado Alimentos Inflação
Fantasma: projeção de inflação sobe e preocupa analistas (Imagem: Agência Brasil/Tânia Rêgo)

A semana começa com um tom levemente otimista nos principais mercados do mundo. Na Ásia, a Bolsa de Xangai fechou com uma pequena alta, após o Banco Central da China manter a taxa básica de juros entre 3,85% (para títulos com vencimento em 12 meses) e 4,65% para vencimentos de cinco anos. Para os investidores, isso mostra uma tolerância maior das autoridades de Pequim com a inflação.

Na Europa, as principais bolsas operam em alta, apesar de uma nova onda da pandemia de coronavírus já levar alguns países a determinar o retorno das medidas de isolamento social e lockdown.

No Brasil, o destaque desta manhã é o boletim Focus do Banco Central, que mostra uma nova deterioração das expectativas de crescimento do PIB no ano que vem. O mercado projeta, agora, uma alta de apenas 0,70%, ante 0,93% na semana passada.

Veja o que influenciará o Ibovespa nesta segunda-feira, segundo 6 analistas:

Ágora Investimentos: ativos americanos em alta

Com o Feriado de Ação de Graças na quinta-feira (25), o mercado americano se prepara para uma semana mais curta. A Ágora destaca a alta dos ativos nos EUA nesta manhã: os índices futuros das bolsas americanas, os juros dos Treasuries e o dólar estão subindo, enquanto os investidores aguardam dados de inflação e de atividade econômica nos próximos dias.

Genial Investimentos: tendência de baixa continua na Bolsa

A Genial recomenda cautela com a alta de 0,59% do Ibovespa na sexta-feira (19). Segundo a corretora, o movimento não é suficiente para reverter a tendência de queda no curto prazo. Para embalar uma alta consistente, o índice precisa romper os 108.670 pontos – 5,5% acima dos 103.035 com que encerrou o último pregão.

XP Investimentos: estrangeiros aproveitam pechinchas na Bolsa

A XP destaca o apetite dos investidores estrangeiros por boas ações brasileiras, cujo preço atual não reflete seu valor justo. Uma equipe da gestora passou a última semana nos EUA, conversando com grandes investidores. Apesar da cautela geral em relação ao Brasil, a impressão é que eles aproveitam o momento para caçar boas oportunidades. No radar, estão papéis ligados a commodities, ações com boas histórias de crescimento e investimentos pontuais.

Banco Safra: economia dos EUA mantém o fôlego

O Safra sublinha o bom momento da economia americana, que está crescendo, mesmo em meio à alta da inflação. Ao meio-dia, serão divulgados os dados de vendas de imóveis por lá – uma oportunidade para verificar se a expansão é consistente. Por último, o banco lembra da deterioração do otimismo dos consumidores na Europa.

Rico: PEC dos Precatórios em debate

A Rico lembra que a novela da PEC dos Precatórios continua nesta semana, e o desfecho continua indefinido. A expectativa é que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado analise a matéria nesta quarta-feira (24).

Terra Investimentos: inflação de 2022 já se aproxima do teto

Para a Terra, o mais importante de hoje é o Boletim Focus, que mostra uma contínua deterioração das expectativas de inflação. Para este ano, a projeção subiu de 9,77% para 10,12%. O problema é que a pressão inflacionária já contamina 2022. O mercado já espera um IPCA de 4,96% para o ano que vem, muito perto do teto de 5% da meta (3,5% mais margem de tolerância de 1,5 ponto).

Última atualização por Márcio Juliboni - 22/11/2021 - 9:51

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web