Assaí

Pão de Açúcar acelera conversão de Extra em Assaí para retomar rentabilidade

09 dez 2016, 21:12 - atualizado em 05 nov 2017, 14:08

Assaí

O Pão de Açúcar quer voltar ao básico e retomar o crescimento em seu negócio de alimentos. Essa foi a impressão deixada pelo CEO, Ronaldo Iabrudi, em um encontro com investidores realizado ontem. O plano para 2017 é melhorar as margens dos negócios multivarejo (que não contam as vendas da atacadista Assaí). Para isso, a empresa pretende fechar ou converter a bandeira de lojas com pior desempenho.

Receba o Giro Money Times grátis em seu email

O foco também tende a crescer com a venda de 43% da participação que o grupo possui na Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio). A Citi Corretora estima que a venda poderia levar aproximadamente R$ 1,9 bilhão aos cofres da varejista. “Segundo a empresa, os lucros seriam reinvestidos em lojas com maior potencial de crescimento: Assaí, Pão de Açúcar e Pão de Açúcar Minuto”, explica a analista Paola Mello, que esteve no encontro.

Assaí

Segundo ela, outro objetivo é o crescimento dos volumes de vendas. Uma estratégia adotada durante 2016 foi um programa de descontos nas lojas Extra com preços menores para compras maiores do mesmo produto. As vendas cresceram, mas a analista não vê essa tendência de forma sustentável. “Em nossa opinião, o possível fechamento de lojas e conversões anunciadas para o próximo ano reitera esse argumento”, afirma.

A atacadista Assaí continua como o principal motor do crescimento da companhia. A marca irá terminar o ano com 107 lojas. Duas delas, aliás, eram supermercados “Extra” que foram convertidos. A mudança economiza metade dos recursos exigidos para a abertura de lojas novas e, segundo o CEO da Assaí, Belmiro Gomes, vende aproximadamente 2,5 vezes mais. A ideia é inaugurar entre 6 a 8 lojas e converter 15 a 20 “Extra” em 2017.

O Citi tem recomendação neutra e preço-alvo de R$ 61,80 para os papéis do Pão de Açúcar. O valor corresponde a um potencial de valorização de aproximadamente 18%.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin