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Pão de Açúcar, Itaú e Visa fazem desafio com startups para aumentar número de clientes

15 out 2021, 13:45 - atualizado em 15 out 2021, 13:45
Unidade do Pão de Açúcar em São Paulo (SP)
A companhia vencedora será contratada pelas três empresas para colocar o plano em ação (Imagem: REUTERS/ Nacho Doce)

O Pão de Açúcar (PCAR3), Itaú Unibanco (ITUB4) e a Visa farão um desafio com as startups para trazer soluções que contribuam com o aumento da base de clientes nos cartões Pão de Açúcar. A informação foi divulgada em nota enviada a imprensa nesta quarta-feira (13).

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Para participar, as pequenas empresas devem estar na fase scale-up e podem pertencer a todos os segmentos de startups.

A companhia vencedora será contratada pelas três empresas para colocar o plano em ação.

As inscrições vão de 13 de outubro até 28 de novembro de 2021 e devem ser realizadas no site do Grupo Pão de Açúcar.

Assaí compra Extra do Pão de Açúcar por R$ 5,2 bilhões

Assaí (ASAI3) comprou a operação das unidades do Extra do Pão de Açúcar (PCAR3) por R$ 5,2 bilhões, informa documento enviado ao mercado nesta quinta-feira (14).

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Segundo o comunicado, o valor da transação será pago em duas formas, a primeira é com o parcelamento de R$ 4 bilhões entre dezembro de 2021 e janeiro de 2024.

O pagamento de R$ 1,2 bilhão restante ocorrerá em uma transação entre um fundo imobiliário e o Pão de Açúcar. Caso o pagamento não seja feito, o Assaí será o responsável para cumpri-lo.

O Pão de Açúcar não deu detalhes sobre o fundo, mas afirmou que o fundo vai alugar 17 imóveis que antes eram da empresa ao Assaí por 20 anos renováveis por igual período.

Há tempos o Pão de Açúcar tem buscado melhorar os resultados da bandeira de hipermercados Extra, que tem enfrentado forte concorrência de empresas de atacarejo que incluem, além do Assaí, o Atacadão, do grupo Carrefour Brasil.

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Enquanto isso, o Assaí tem tocado uma agressiva campanha de expansão de lojas, ingressando em novos Estados do país em um momento em que a renda da população segue pressionada por desemprego e alta da inflação.

Em julho, o presidente do Pão de Açúcar, Jorge Faiçal, afirmou em teleconferência com analistas que a empresa manteria a estratégia que vinha implementado nos últimos meses, de redução dos preços dos produtos do Extra Hiper.

O executivo, porém, afirmou que o objetivo não era transformar a bandeira em atacarejo, formato que vinha impulsionando o grupo até a cisão do Assaí mais cedo neste ano.

“A transação foi concebida sob um racional claro do ponto de vista de negócios e financeiro, para as duas companhias, com potencial de significativa criação de valor para os seus respectivos acionistas”, afirmou o GPA no fato relevante.

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Com o negócio, o Pão de Açúcar, reforça ainda mais o foco em segmentos “premium” e de proximidade “notadamente com as bandeiras Pão de Açúcar, Minuto e Mercado Extra, além de reforçar a posição de liderança do GPA no varejo e e-commerce alimentar no país”, disse Faiçal, no fato relevante.

O executivo acrescentou que a “bandeira Extra Hiper será descontinuada” e as lojas do formato que não foram envolvidas na operação serão convertidas para outras bandeiras “com maior potencial de rentabilidade”.

Segundo o Pão de Açúcar, como ambas as companhias são controladas pelo Casino, a transação foi aprovada “exclusivamente com os votos dos conselheiros independentes de Pão de Açúcar e Assaí”.

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Repórter
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
bruno.andrade@moneytimes.com.br
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