Para viabilizar vendas, montadora Yanmar adota estratégia de lançar soluções financeiras na Agrishow

A Agrishow é famosa por concentrar as novidades apresentadas pelas empresas do agronegócio. Isso não deixou de acontecer em 2025. Mas alguns segmentos, especialmente de máquinas e equipamentos, resolveram apresentar também soluções financeiras para facilitar as vendas.
Foi o caso da multinacional japonesa Yanmar, montadora que tem uma fábrica em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Welinton Junior Silva, supervisor Comercial Agrícola da companhia, diz que a estratégia foi pensada para o momento de juros altos no Brasil.
- VEJA MAIS: LEIA MAIS: Guia gratuito do BTG sobre a temporada de balanços – saiba os destaques das maiores empresas da bolsa no 1º tri de 2025
“O nosso negócio é vender máquinas, especialmente para pequenos e médios produtores rurais. Então, nós dividimos nossas novidades aqui em duas frentes. Uma de produtos, e outra de soluções financeiras”, afirmou Silva em entrevista no stand da companhia na Agrishow.
A grande aposta da montadora é o consórcio, segundo Silva. O produto foi inclusive lançado durante a Agrishow.
O prazo oferecido pela montadora, em parceria com uma administradora de consórcios, é de até 100 meses.
Em relação às taxas de administração, Silva explica que algumas administradoras chegam a cobrar cerca de 18%. A Yanmar estabeleceu sua taxa em 10%.
“Nós já operamos com outras administradoras no passado. Esse produto que estamos lançando agora é algo mais personalizado, voltado para o pequeno e médio produtor”, afirma o executivo.
Silva afirma que o objetivo é que as receitas com o consórcio atinjam cerca de 20% do faturamento total da Yanmar nos próximos anos.
No que diz respeito a financiamentos, a Yanmar tem uma parceria com o grupo holandês DLL, que funciona como um banco de montadora.
O DLL possui atuação em 25 países e é focado em viabilizar financiamentos para diversos setores, entre eles o agronegócio. São mais de 44 bilhões de euros de portfólio de crédito em todo o mundo.
O representante da Yanmar explica que a parceria com o DLL permite que o crédito para compra de itens da montadora tenha juros bem abaixo da taxa básica praticada no Brasil. “Dependendo do prazo, essa taxa pode chegar a 6% ao ano. Em prazos mais longos, de cinco anos, fica perto de 10% ao ano”.
Por ser um banco de atuação mundial e com fontes de recursos diversificadas, a DLL consegue “subsidiar” os juros para os compradores de máquinas da Yanmar.
Investimento em dobro na Agrishow
Por ser a maior feira agrícola da América Latina, a Agrishow se torna muito relevante dentro da estratégia de vendas, especialmente para as montadoras de máquinas.
Não é diferente para a Yanmar. Segundo Silva, os negócios fechados durante os cinco dias de feira chegam a igualar um mês inteiro de faturamento.
Por isso, a multinacional resolveu dobrar seus investimentos na Agrishow em 2025 na comparação com 2024.
Esse maior aporte permitiu que o stand da Yanmar tivesse um acréscimo de 50% em área neste ano, passando de 1,2 mil metros quadrados para 1,8 mil m². A expectativa é de que as vendas na Agrishow deste ano tenham crescido 11% ante 2024.
- SAIBA MAIS: A Super Quarta vem aí – saiba o que esperar das decisões de juros no Brasil e nos EUA com o Giro do Mercado
O movimento reflete também as expectativas da companhia para seus negócios em geral no ano.
“Nós vínhamos de períodos de crescimento muito forte. No ano passado, mesmo com todas os problemas climáticos e uma maior cautela do produtor, conseguimos crescer perto de 12%. Esperamos um desempenho bem parecido para este ano”, diz Silva.