BusinessTimes

Passagens aéreas sobem 174% com ‘fuga’ de chineses da Europa

16 mar 2020, 15:39 - atualizado em 16 mar 2020, 15:39
E uma passagem só de ida com a China Eastern Airlines nesse dia está disponível por 26,9 mil yuans na Skyscanner (Imagem: Unspash/@pixtolero2)

O estudante da Universidade de Cambridge James Shen não hesitou em pagar o dobro do preço por uma passagem na classe executiva para a China na sexta-feira passada. Em sua opinião, agora a China é mais segura do que o Reino Unido, já que o coronavírus se espalha pela Europa.

“Eu me sinto muito mais protegido aqui”, disse Shen depois de voltar para casa em Suzhou, a cerca de 95 quilômetros a oeste de Xangai.

“No Reino Unido, quando digo às pessoas sobre a gravidade do surto, as pessoas riem de mim e dizem que estou exagerando sobre uma gripe. Mas os chineses têm lembranças vívidas da SARS e do que aconteceu em Wuhan.”

Shen, estudante de mestrado de 23 anos, disse que pagou cerca de 40 mil yuans (US$ 5,7 mil) pelo bilhete de volta. Os preços subiram ainda mais nos últimos dias ou a disponibilidade desapareceu completamente.

A agência de viagens Trip.com não tem nenhum assento disponível em voos diretos de Londres a Xangai até 13 de abril.

E uma passagem só de ida com a China Eastern Airlines nesse dia está disponível por 26,9 mil yuans na Skyscanner.

Dados da Qunar.com mostram que o preço médio de uma passagem na classe econômica de ida da Europa para a China disparou 174% na semana até domingo, de 5,49 mil yuans para 15,02 mil yuans. Os preços das passagens entre EUA e China subiram 137%.

O aumento dos preços das passagens marca uma reversão em relação a algumas semanas atrás, quando voos de longo curso de ida e volta para a China valiam uma fração do preço normal, o que destaca a mudança do epicentro da pandemia.

O vírus infectou mais de 80 mil pessoas na China e matou 3.213, mas o número de casos relatados tem diminuído e a Europa assume a linha de frente na batalha contra a doença.

Shen não estava disposto a esperar e reservou um voo em 7 de março.

“Agora sinto como se tivesse feito uma aposta vencedora”, disse. “Meus pais realmente queriam que eu voltasse para casa, onde parece mais ser seguro atualmente.”

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.