Economia

Paulo Guedes lança “Passaporte da Imunidade” para retomar economia; veja debate com varejistas

04 abr 2020, 19:12 - atualizado em 04 abr 2020, 19:24

A retomada da economia brasileira após o impacto provocado pelo coronavírus será por meio da aceleração de reformas estruturantes e da redução de encargos trabalhistas, afirmou neste sábado o ministro da Economia, Paulo Guedes, durante uma videoconferência com empresários do varejo.

Ele falou sobre o projeto do “Passaporte da Imunidade”, que seria um passe livre para quem já foi diagnosticado. (veja a partir do minuto 30:50 do vídeo)

“Seria um teste em massa (…). As pessoas vão sendo testadas, pode ser semanalmente, quem estiver livre continua trabalhando. Mas só os mais jovens, os idosos ficam em casa”, disse. O ministro lembrou, contudo, que ainda estamos sob às ordens de isolamento do ministro da Saúde, Luiz Mandetta.

Para Guedes, as reformas necessárias para o desenvolvimento da economia ficaram em um segundo plano devido à emergência de saúde, mas o ministro frisou que elas precisam ser retomadas assim que possível para que o país possa deixar para trás os problemas econômicos decorrentes da pandemia.

“Vamos completar esse ciclo, vamos atravessar essa onda, e voltaremos com as reformas”, afirmou Guedes durante a videoconferência, que foi transmitida pela internet.

Paulo Guedes
O ministro destacou que, antes da pandemia do coronavírus, “o Brasil já estava decolando”  (Imagem: Edu Andrade/Ascom/ME)

“Nossa saída, lá na frente, vai passar por redução de impostos, principalmente os mais disfuncionais. A retomada virá por aí, criar emprego tem que ser fácil, barato e estimulante.”

O ministro destacou que, antes da pandemia do coronavírus, “o Brasil já estava decolando” e que a continuidade das reformas será necessária para destravar investimentos no país.

“Nos próximos meses, nós vamos estar destravando os investimentos no Brasil… a retomada será com investimentos em saneamento, investimento em cabotagem, infraestrutura, em educação e saúde e, principalmente, geração de emprego derrubando encargos trabalhistas, que são armas de destruição em massa dos empregos”, afirmou.

Dados recentemente divulgados por analistas de bancos apontaram que a economia do país já sente os efeitos das medidas de isolamento social empregadas para evitar a proliferação do novo coronavírus no país.

Varejo Rio de Janeiro Coronavírus
“Vai ter dinheiro para todo mundo, mas vamos manter a economia respirando”, disse Guedes (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

Por agora, o governo federal tem anunciado medidas de injeção de recursos na economia, para combater efeitos no curto prazo.

Na sexta-feira, Guedes disse que os programas para combate ao coronavírus devem chegar a 1 trilhão de reais nas próximas semanas ou meses, pontuando que o déficit primário já está em 6% do Produto Interno Bruto (PIB).

O ministro voltou a afirmar neste sábado que o governo vai ajudar quem tiver dificuldades, rolando dívida, suplementando salários, duplicando ou triplicando o programa Bolsa Família, mas pediu aos empresários que eles mantenham a economia respirando.

“Vai ter dinheiro para todo mundo, mas vamos manter a economia respirando, não vamos asfixiar a economia, não vamos matar a economia, se não a tragédia será muito pior”, afirmou.

Entre as sugestões recebidas pelos representantes do setor de comércio e varejo, Guedes observou que a antecipação de feriados do ano já foi aprovada.

Veja quem participou da conversa:

Marcelo Guaranys – Secretário Executivo
Afif Domingos – Assessor Especial do Ministro
José Tostes – Secretário Especial da Receita Federal
José Levi – Procurador-Geral da Fazenda Nacional
Bruno Bianco – Secretário Especial de Previdência e Trabalho
Diogo Mac Cord – Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura
Felipe Portela – Secretário Especial de Previdência e Trabalho Adjunto
Jose Levi – Procurador-Geral da Fazenda Nacional
Bruno Bianco – Secretários Especial de Previdência e Trabalho
Caio Megale – Diretor de Programas da Secretaria Especial de Fazenda
Banco Central:
João Manoel – Diretor de Organização do Sistema Financeiro
IDV:
Marcelo Silva – Presidente IDV
Antonio Carlos Pipponzi – Conselheiro IDV e Presidente do Conselho da Raia Drogasil
Flavio Rocha – Conselheiro IDV e Presidente do Conselho da Riachuelo
UNECS:
João Sanzovo Neto – Presidente da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados
Glauco Humai – Presidente da ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Centers
George Teixeira Pinheiro – Presidente da CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil
José César da Costa – Presidente CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

(Com Reuters)

No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.