BusinessTimes

PayPal: 65% dos e-commerces brasileiros faturam até R$ 1 milhão ao ano

28 out 2022, 19:35 - atualizado em 28 out 2022, 19:45
PayPal
Dentre os lojistas, houve queda na participação daqueles com faturamento anual de até R$ 250 mil, que recuaram de 53% em 2021 para 48% este ano (Imagem: Reuters/Dado Ruvic/Illustration)

Em 2022, a quantidade total de lojas online no Brasil registrou um novo recorde, chegando a 1,6 milhão, aumento de 6,19% em comparação ao ano anterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dentre os lojistas, houve queda na participação daqueles com faturamento anual de até R$ 250 mil, que recuaram de 53% em 2021 para 48% este ano.

No entanto, negócios que vendem até R$ 1 milhão anualmente ainda correspondem a 65% do total.

Os dados fazem parte da 8ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, realizada pela BigDataCorp, em parceria com o PayPal, líder global em pagamentos eletrônicos.

A pesquisa aponta que grande parte dos negócios (44%) não possui empregados formais. No entanto, houve um crescimento de 2021 para 2022 na parcela de empresas que têm acima de dois colaboradores contratados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essas empresas representam, hoje, 21% do total. É possível observar ainda uma diversificação de canais de venda: a proporção de comércios eletrônicos que possuem loja física é a maior desde a primeira edição da pesquisa, em 2015, e representam agora 19% do total.

Além disso, o número de e-commerces presentes em pelo menos um marketplace aumentou 11% em quatro anos.

Verificou-se ainda que, nas lojas online, são oferecidos, principalmente, produtos e serviços com preço menor do que R$ 100.

Eles são 67% do total. Já itens com valores acima de R$ 1 mil tiveram um crescimento expressivo de 2021 a 2022 e passaram de 12% para 20%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nesse último ano, observamos a menor taxa de crescimento da quantidade de lojas de e-commerce desde que começamos a pesquisa. Apesar desse ritmo de crescimento mais baixo, é um setor que continua evoluindo a passos largos, com a adoção cada vez maior de tecnologias voltadas para melhorar a experiência do cliente”, afirma Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigDataCorp.

Perfil do empreendedor

O estudo apontou que 67% dos e-commerces são familiares e que a maioria dos empreendedores, 62%, são homens.

Quanto à faixa etária, 86% possuem mais de 36 anos; 25% têm entre 36 e 45 anos; 23%, entre 46 a 55 anos; 21%, de 56 a 65 anos, e 16%, mais de 66 anos.

Os menores índices foram encontrados nas faixas de 26 a 35 anos, com 12%, e de 18 a 25 anos, com apenas 2%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Metodologia

A série Perfil do E-Commerce Brasileiro usa o processo automatizado da BigDataCorp, que coleta dados e inspeciona mais de 1,5 bilhão de sites de todo o mundo continuamente.

A análise é feita com base na captura de todo o conteúdo HTML das páginas identificadas como e-commerce e realiza o mapeamento das informações para o estudo.

Os dados apresentados foram colhidos na primeira quinzena de setembro de 2022.

A captura dos dados demográficos indicados na pesquisa foi feita com base no cruzamento de dados disponibilizados pela lei de acesso à informação e os CNPJs dos e-commerces.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

estadao.conteudo@moneytimes.com.br