PCE: Inflação dos EUA varia menos de 0,1% em março e vai a 2,3% em 12 meses

O índice de preços (PCE) dos Estados Unidos (EUA) caiu para menos de 0,1% em março, segundo divulgado pelo Bureau of Economic Analysis (BEA) nesta quarta-feira (30). Em outras palavras, a inflação ficou praticamente estável no mês (0,0%). Em 12 meses, o PCE foi a 2,3% — ainda acima da meta de 2% perseguida pelo Federal Reserve (Fed).
Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o núcleo da inflação também aumentou menos de 0,1% no segundo mês de 2025. No acumulado de um ano, subiu a 2,6%.
- E MAIS: Ação brasileira da qual ‘os gringos gostam’ tem potencial para subir mais de 20% em breve; saiba o porquê
A expectativa era de uma alta mensal de 0,3% no indicador cheio e 0,1% no núcleo. Já no comparativo anual, o PCE subiria 2,5% e 2,7%, respectivamente.
A leitura de março vem após avanços de 0,3% e 2,5% no segundo mês do ano. O núcleo, por sua vez, subiu 0,4% e 2,8% em fevereiro.
O PCE é o indicador inflacionário favorito do Fed e ajuda o mercado a calibrar as expectativas para a próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) — que acontecem nos dias 6 e 7 de maio, na próxima semana.