PCE: Inflação anual dos EUA sobe 2,9% em dezembro e segue acima da meta do Fed
O Índice de Preços de Despesas de Consumo Pessoal (PCE) dos Estados Unidos subiu 0,4% em dezembro, segundo divulgado pelo Bureau of Economic Analysis (BEA) nesta sexta-feira (20).
O excluindo alimentos e energia, o núcleo do PCE também aumentou 0,4%. No comparativo anual, o índice subiu 2,9% e o núcleo 3% — ambos acima da meta de 2% perseguida pelo Federal Reserve.
O consenso de mercado projetava alta de 2,8% no PCE cheio na comparação anual. Já o núcleo do indicador a expectativa era de alta de 3% no mesmo período, permanecendo acima da meta de 2% da autoridade monetária.
O PCE de novembro manteve a alta de 0,2%. O núcleo, por sua vez, registrou avanços 0,2%.
O que o dado de hoje significa?
O PCE de hoje deve ajudar a calibrar as apostas para a próxima decisão de política monetária do Federal Reserve, prevista para março.
As projeções seguem indicando uma manutenção nos juros, principalmente após a ata do Fed, que demosntrou uma preocupação extra com a inflação dos Estados Unidos ainda fora da meta. Antes da divulgação do dado, a probabilidade desse movimento era de 94%, de acordo com a ferramenta CME FedWatch.