Comprar ou vender?

Itaú (ITUB4) na xepa: Duas formas baratas de comprar papel, segundo analistas

09 maio 2025, 15:18 - atualizado em 09 maio 2025, 15:18
Itaú
Em relatório, a Genial foi além. Citou duas maneiras de comprar o papel com desconto (Imagem: Joa_Souza/iStock)

A ação do Itaú (ITUB4) tem desempenho estelar em 2025, que foi coroada com bons resultados. Após iniciar o ano na mínima, o papel ganhou fôlego e disparou nada mais que 30%. Nesta sessão, o banco volta empolgar, com salto de 5%.

Agora, investidores que não aproveitaram essa alta, se perguntam se o papel pode subir mais. Afinal, um banco do tamanho do Itaú pode não ter tanto espaço para crescer, enquanto o próprio CEO, Milton Maluhy, ressaltou que está ‘otimista cauteloso’ com cenário pela frente.

Mesmo assim, os analistas não ‘desgrudam’ do papel. Isso porque ainda veem o banco como proteção. Em relatório, a Genial foi além. Citou duas maneiras de comprar o papel com desconto.

Na xepa do Itaú

Para investidores com menor restrição de liquidez, os analistas citam as ações ordinárias do Itaú (ITUB3).

Menos negociadas que as preferenciais, essa classe está com desconto de 11% em relação à ITUB4, negociadas a 6,6 vezes o preço sobre lucro (P/L) e 1,5x preço sobre valor patrimonial (P/VP).

As ações ordinárias oferecem os mesmos dividendos das preferenciais.

Outra alternativa interessante, segundo os analistas, é a Itaúsa (ITSA4), holding que controla o Itaú e tem cerca de 95% de seu valor atrelado à participação no banco, mas que ainda negocia com um desconto elevado de 24% sobre a soma de suas partes (SOTP).

“Com a aprovação da Lei Complementar 204/23, sancionada em janeiro de 2025, e a consequente eliminação da ineficiência fiscala partir de 2027 — que corresponde a aproximadamente 7–9% do valor de mercado da companhia —, vemos uma oportunidade relevante de redução desse desconto”.

A ação, inclusive, também dispara, a 4,25%.

Em teleconferência de resultados, o CEOa, Alfredo Setubal, já havia cantado a bola. Ele disse que a Itaúsa negocia com desconto de holding de 25%, que considerando outras companhias de capital fechado do grupo, como Copa Energia e Aegea, poderia chegar a 28%.

“O desconto, o valor de mercado da Itaúsa é menor do que a participação dela no Itaú, fora as outras participações que a gente tem nas outras empresas investidas no setor não financeiro, então o desconto é muito alto”, afirma.

Mas para quem quiser aproveitar para comprar a preferencial, tem a chance de lucrar cerca de 18%, segundo os analistas, que possuem preço-alvo de R$ 44.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
A Super Quarta vem aí!

Saiba o que esperar das decisões de juros no Brasil e nos EUA com o Giro do Mercado

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar