Coluna
Livros

Perdido com o amigo-secreto da firma? Veja sugestões de livros para dar de presente

06 dez 2025, 11:00 - atualizado em 01 dez 2025, 14:10
Presente Caixa
(Imagem: Unsplash/@kadh)

Da série, confissões que eu faço aqui neste espaço: amigo-secreto/oculto me dá arrepios. É um estresse pensar em quem você vai tirar, outro estresse comprar o presente, e um final na hora de “descrever” seu amigo — como ser engraçado, não expor excessivamente alguém e fingir gostar de alguém que não gosta (se for esse o caso)?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas eu eliminei boa parte das minhas ansiedades quando decidi dar livros de presente quase sempre. Não tem erro e você ainda pode dar indiretas sutis para melhorar (será?) o ambiente corporativo. Separei cinco dicas de leitura para perfis diferentes que podemos encontrar no mundo corporativo.

Para o colega que fala demais nas reuniões…

…dê “Brevidade Inteligente”, livro escrito por Jim VandeHei, Mike Allen e Roy Schwartz. O livro explica de maneira simples e breve a forma inteligente de se comunicar em e-mails, relatórios e apresentações usando o método da brevidade inteligente — captar a atenção, passar a mensagem e não perder a objetividade de vista.

Brevidade Inteligente
Autores: Jim VandeHei, Mike Allen e Roy Schwartz
Editora: Sextante

Se seu amigo secreto for fã de investidores de sucesso…

…e gosta de colecionar frases de impacto, dê “A Sabedoria de Charlie Munger”. O livro é uma coletânea de discursos do parceiro de Warren Buffett. Tem falas proferidas a investidores e conversas que ele teve com universitários. É uma lição de vida, de mercado e de investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Sabedoria de Charlie Munger
Autor: Peter D. Kaufman e Charlie Munger
Editora: Sextante

Para o colega que “não é bom com pessoas”…

…presenteie o livro “Soft skills para a vida, a carreira e os negócios”. O livro é um manual que explica a importância e a forma de desenvolver habilidades sociais e humanas que podem impactar no trabalho e nos negócios. Vale para investidores, mas também para quem está em outros campos. Sai da filosofia “coach”, que pode nos fazer torcer o nariz, e vai para um campo mais prático, traçando plano de ação para a mudança.

Soft skills para a vida, a carreira e os negócios
Autora: Alice Salvo Sosnowski
Editora: Alta Life

Se você tirou o cara do marketing…

…ele provavelmente vai gostar de “Pré-Suasão”. O livro escrito por Robert Cialdini já se tornou um clássico entre profissionais da área. Ele fala sobre como a influência é algo que você constrói antes mesmo de conhecer uma pessoa e dar a primeira palavra, e dá o caminho das pedras para desenvolver essas habilidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pré-Suasão
Autora: Robert Cialdini
Editora: Sextante

Se seu amigo é um investidor nato…

…pode ser que ele goste de “Magos do Mercado: headge funds”. Esse livro traz a história de gestores que desafiam e vencem o mercado — e o que eles já viveram para chegar nesse momento esperado por todos que começam a investir. É um livro curto, com tom de biografia, mas que deixa lições interessantes e diversos insights sobre investimentos.

Magos do Mercado: headge funds
Autor: Jack D. Schwager
Editora: Madre Pérola

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se nada dessa lista fizer o perfil do seu amigo secreto, experimente uma ida a uma livraria perto da sua casa e veja outras opções. Mas vai na minha: livro é uma boa pedida — até quem não lê gosta de ter em casa (risos).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Head de Conteúdo do Market Makers
Leopoldo Rosa é head de Conteúdo do Market Makers. Jornalista com MBA em Mercado de Capitais pela UBS/B3 e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Tem passagens por Globo, CBN, CNN e Abril.
Leopoldo Rosa é head de Conteúdo do Market Makers. Jornalista com MBA em Mercado de Capitais pela UBS/B3 e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Tem passagens por Globo, CBN, CNN e Abril.
Leia mais sobre:
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar