Infraestrutura

Peru busca reunião de alto nível com China e Brasil para avançar em ferrovia bioceânica

27 maio 2025, 3:21 - atualizado em 27 maio 2025, 3:36
Ferrovia bioceânica depende do apoio brasileiro e do dinheiro chinês (Beth Santos/Secretaria-Geral da PR)

O Ministério da Economia do Peru afirmou em comunicado nesta segunda-feira que o país buscará uma reunião de alto nível com a China e o Brasil para avançar em um projeto de ferrovia bioceânica.

O ministro da Economia, Raul Perez Reyes, reuniu-se com o embaixador da China no Peru, que lhe disse que uma reunião entre os líderes dos países ajudaria a definir um roteiro conjunto para o corredor ferroviário regional, de acordo com o comunicado.

A ferrovia proposta conectaria o Brasil a um novo porto na costa do Pacífico peruano, criando uma rota comercial com a China que permitiria evitar rotas pelo Canal do Panamá e pela ponta sul da América do Sul.

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Projeto sem apoio de Bolsonaro

A proposta peruana de construção da ferrovia bioceânica é antiga e dependente do apoio brasileiro para sair do papel, coisa que não existia no governo de Jair Bolsonaro.

Em junho de 2019, os então presidentes do Peru e da Bolívia comprometeram-se a preparar um estudo de viabilidade para construir uma ferrovia partindo do Brasil, em um corredor que ligaria a costa do Pacífico à costa do Atlântico e, dessa forma, impulsionaria o comércio com o mundo. Porém, Bolsonaro teria preferencia por parceria com o Chile, que era governado por Sebastián Piñera.

Na ocasião, o Peru previa que o plano ferroviário poderia custar cerca de US$ 7,5 bilhões de dólares em território peruano e que o financiamento poderia vir da China, principal mercado das exportações da América do Sul.

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A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
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