Economia

Argentina: Peso foi moeda que mais se valorizou no mundo em 2024, diz pesquisa

30 dez 2024, 17:01 - atualizado em 30 dez 2024, 17:01
argentina impostos eleição Buenos Aires
(Imagem: Getty Images/Canva Pro)

O peso argentino valorizou 44,2% nos primeiros onze meses de 2024 em relação às outras moedas, representando a maior valorização do ano, apontou o levantamento feito pela GMA Capital, que utilizou os dados do Bank of International Settlements. O ano foi marcado por uma série de medida de Javier Milei, que assumiu como presidente neste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os fatores que impulsionaram a valorização, destaca-se os ganhos das taxas cambiais definidas pelo governo e o aumento dos salários médios que quase dobraram para US$ 990, após sete anos de depreciação e hiperinflação do país.

Por outro lado, o banco central da Argentina tem enfrentado dificuldade para reconstruir suas reservas de moeda, devido ao alto custo de dólar para manter o peso forte.

Segundo alguns analistas, é alertado que a rápida depreciação do real brasileiro e uma possível nova onda de tarifas pelo novo presidente eleito Donald Trump, podem fazer com que a moeda fica muito vulnerável a uma repentina desvalorização.

No começo do mês, a siderúrgica Ternium apontou que os custos trabalhistas na Argentina estão “60% mais altos” do que no Brasil, fazendo com que fosse gerado preocupação entre empresários do país, devido ao impacto negativo que pode trazer à competitividade das exportações argentinas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações do Financial Times

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados.
raquel.lauren@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar