Moedas

Peso argentino recua 2,14% no mercado paralelo a mínima histórica de 140 por dólar

24 jul 2020, 14:33 - atualizado em 24 jul 2020, 14:33
Pesos,Argentina
A mínima recorde anterior, atingida em meados de maio, foi de 138 pesos por dólar (Imagem: Reuters/Agustin Marcarian)

O peso no mercado paralelo da Argentina enfraqueceu 2,14% nesta sexta-feira, a uma mínima histórica de 140 por dólar, enquanto a taxa de câmbio oficial, controlada pelo banco central do país, permaneceu praticamente inalterada em 71,9 por dólar.

Com os analistas esperando uma contração de dois dígitos no Produto Interno Bruto do país este ano, causada em parte pelo bloqueio declarado em 20 de março em resposta ao coronavírus, mais argentinos recorreram à compra de dólares no mercado paralelo esta semana, à medida que o banco central aumenta o controle cambial.

A mínima recorde anterior, atingida em meados de maio, foi de 138 pesos por dólar. Colaborando ainda mais para a incerteza financeira deste ano, a Argentina está reestruturando cerca de 65 bilhões de dólares em dívida soberana, segundo o governo, “insustentável”.

O país está enfrentando um impasse com os detentores de títulos depois que os credores se uniram para rejeitar a proposta de reforma da dívida do governo e apresentar uma proposta própria.

A Argentina poderia ceder em termos legais de uma reestruturação, mas fontes disseram que o país não aumentará sua oferta de pagamentos gerais.

reuters@moneytimes.com.br