Política

Pesquisa que aponta Flávio Bolsonaro à frente de Lula não está registrada no TSE

28 jan 2026, 12:16 - atualizado em 28 jan 2026, 12:16
Flavio Bolsonaro
Levantamento da Áltica Research indica empate técnico entre Flávio Bolsonaro (48%) e Lula (47%) no 2º turno, mas pesquisa não foi registrada no TSE, como exige a lei eleitoral. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Uma pesquisa eleitoral da empresa mexicana Áltica Research, divulgada na segunda-feira (26) aponta o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 48% das intenções de voto, contra 47% do petista. O levantamento, no entanto, não consta no sistema de registro de pesquisas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como exige a legislação em ano de eleições.

A pesquisa foi divulgada na rede social X pela empresa. A existência do levantamento foi inicialmente apontada pelo portal Jota e confirmada pelo Estadão. Pela legislação eleitoral, pesquisas sobre eleições ou candidatos devem ser registradas na Justiça Eleitoral até cinco dias antes da divulgação.

Multa

O TSE exige o registro quando o levantamento tem características de pesquisa eleitoral e prevê multa de R$ 50 mil a R$ 100 mil em caso de descumprimento.

Procurada pelo Estadão, a Áltica Research não respondeu. A reportagem também tenta um posicionamento do TSE sobre o caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o relatório divulgado pela empresa, a pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de janeiro, com 1.200 entrevistados maiores de 18 anos. A coleta de dados ocorreu por meio de painel online, com recrutamento via internet, e incluiu eleitores de todos os Estados. A metodologia utilizada foi a chamada river sampling. No documento, a consultoria afirma que o levantamento foi executado e financiado de forma independente.

No site institucional, a empresa afirma atuar em áreas como consultoria para os mercados financeiro e de varejo, além de pesquisas eleitorais. Não há, contudo, a indicação de clientes atendidos. Entre os estudos disponibilizados publicamente, constam apenas levantamentos relacionados a eleições no México.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar