Petrobras avança e índice brasileiro passa a subir em NY
O índice brasileiro “Dow Jones Brazil Titans 20 ADR” iniciou esta quarta-feira (15), feriado no Brasil, em baixa de aproximadamente 0,6% acompanhando o desempenho dos mercados internacionais, mas apenas algumas horas depois inverteu o sinal para o positivo. Às 14h, o Titans marcava alta de 0,55%.
Nos EUA, o Dow Jones cai 0,39%, Nasdaq recua 0,33% e o S&P 500 desvaloriza 0,37%.
Na Ásia, o índice Nikkei da bolsa de Tóquio terminou o dia em baixa de 1,57%. Em Hong Kong, o Hang Seng finalizou a sessão em baixa de 1,03%. Na Europa, os principais mercados da região enfrentam um dia de perdas. O FTSE de Londres cai aproximadamente 0,54% e o DAX de Berlim perde 0,7%.
Na véspera, com as incertezas acerca da reforma da Previdência, queda do petróleo e o baixo desempenho das ações da Petrobras, influenciadas pelo resultado do terceiro trimestre, o Ibovespa apresentou queda de 2,27%. O Titans registrou um recuo de 2,98%.
As ADRs da Vale (VALE) reagem à queda de 4% dos preços do minério de ferro no mercado à vista chinês. Há instantes, os papéis da mineradora operavam em leve alta de 0,15%.
Os papéis da Petrobras (PBR; PBR.A) operam em alta de 2%. Ontem, os ativos da estatal brasileira tiveram forte queda. O destaque fica por conta dos ativos da Eletrobras (EBR.B), que representam as ações preferenciais ELET6 na B3, que recuaram quase 8% no início dos negócios, agora têm leve desvalorização.
A estatal informou na noite de terça-feira que os fundos de pensão dos funcionários da Petrobras (Petros) e Banco do Brasil (Previ) entraram com pedidos de arbitragem na Câmara de Arbitragem da B3 com a intenção de buscar reparação por perdas com os papéis da estatal.