Comprar ou vender?

Petrobras: comprar as ações ordinárias ou preferenciais?

18 maio 2020, 3:33 - atualizado em 25 jun 2020, 23:57
Petróleo Petrobras
“As ações da empresa devem reagir aos fundamentos globais de oferta e demanda”, diz o Bradesco BBI (Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

A recomendação de compra das ações da Petrobras (PETR3; PETR4) é quase unânime entre os analistas, mas qual das classes é a mais indicada?

Para os analistas do Bradesco BBI, dado praticamente nenhuma chance de dividendos este ano, os papéis ordinários (PETR3) estão mais atraentes do que os preferenciais (PETR4).

“Eles normalmente apresentam melhor desempenho com o aumento dos preços do petróleo”, apontam Vicente Falanga e Ricardo França.

Apesar de haver uma expectativa de piora dos resultados no segundo trimestre de 2020 com o impacto do coronavírus, “as ações da empresa devem reagir aos fundamentos globais de oferta e demanda e à curva de futuros do petróleo“.

O principal risco, alertam Falanga e França, é o ambiente de precificação adequada do diesel se os preços do petróleo se aproximarem de US$ 45 o barril.

“No entanto, se os preços do petróleo chegarem a esse nível, isso pode indicar um ambiente global mais saudável com base na demanda, com moedas menos depreciadas em relação ao dólar”, concluem.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.