Petrobras (PETR4) elevará preço médio do querosene de aviação em 1,4% a partir de sábado
A Petrobras (PETR4) elevará o preço médio de seu querosene de aviação (QAV) em 1,4% a partir de sábado, informou a companhia em nota à imprensa nesta sexta-feira.
O aumento corresponde a uma alta de R$0,05/litro em relação ao preço do mês anterior.
No acumulado do ano, a redução é de 2,4%, o que corresponde a um decréscimo de R$0,09/litro, comparando com o preço em dezembro de 2024.
Os ajustes do QAV da Petrobras ocorrem todo começo de mês, conforme previsto em contratos.
A Petrobras comercializa o combustível produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras, que por sua vez transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores.
Petrobras reduz gás natural
Mais cedo, a estatal anunciou que vai reduzir, em média, 1,7% o preço do gás natural vendido às distribuidoras a partir de novembro, na comparação com o trimestre anterior.
Segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira (31), os contratos firmados com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais, atreladas às variações do petróleo Brent e da taxa de câmbio — podendo resultar em ajustes para cima ou para baixo.
Para o trimestre que começa amanhã (1º), a referência do barril Brent subiu 2,18%, enquanto o câmbio apresentou apreciação de 3,83% (isto é, a quantia em reais para se converter em um dólar reduziu 3,83%).