BusinessTimes

Petrobras faz as pazes com a Odebrecht

06 jul 2018, 9:29 - atualizado em 06 jul 2018, 9:29

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Petrobras (PETR3; PETR4) aprovou o Termo de Compromisso com a Odebrecht,  prevendo um conjunto de obrigações de integridade, por parte dessas empresas, que permitirá o levantamento do bloqueio cautelar vigente desde 29 de dezembro de 2014.

A construtora tornou-se elegível para a assinatura do referido Termo por ter firmado acordos de leniência com o Ministério Público Federal (MPF) e com as autoridades norte americanas, assim como por ter adotado um conjunto de medidas de prevenção, detecção e remediação de atos de fraude e corrupção, que foram verificadas pela Petrobras.

Entre as obrigações previstas, afirma a estatal, está a manutenção de um programa de integridade efetivo, constituído de pontos de melhoria específicos, a partir do resultado do procedimento de due diligence de integridade, e sujeitos à verificação contínua, incluindo a possibilidade de realização de auditoria.

O acordo também prevê que, no momento de sua assinatura, ocorrerá a reavaliação do Grau de Risco de Integridade (GRI) da Ocyan, o que permitirá, quanto ao critério integridade, sua participação em processos licitatórios. A Odebrecht Engenharia e Construção será reavaliada somente após o cumprimento dos pontos de melhoria específicos de seu programa de integridade, constantes no Termo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Cabe esclarecer que outras 14 empresas continuam bloqueadas cautelarmente e, portanto, impedidas temporariamente de serem contratadas e de participarem de licitações da companhia. Em 2017, outras duas empresas passaram pelo mesmo processo de revisão e tiveram o bloqueio cautelar levantado. A Petrobras segue acompanhando o andamento de eventuais acordos de leniência e adoção de medidas de conformidade pelas demais empresas da lista do bloqueio cautelar”, diz a empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.