BusinessTimes

Petrobras (PETR4): 2 pontos de atenção no radar do mercado

06 dez 2022, 9:18 - atualizado em 06 dez 2022, 9:20
Novo governo pretende estudar as condições do mercado de refino (Imagem: Agência Brasil)

Ao menos dois pontos de atenção para o mercado sobre a Petrobras (PETR4) voltam a ser destaque nesta terça-feira (6): os estoques e capacidade de refino da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em reunião com representantes do grupo técnico de Minas e Energia do governo de transição ontem, a estatal informou que monitora o estoque operacional de combustíveis para o fim do ano.

“Teremos um inverno rigoroso e crise de preços na Europa. A Petrobras afirmou que está monitorando e tomando providências em relação ao estoque nacional de combustíveis para esse período”, disse o senador Jean Paul Prates (PT-RN), em nota.

O parlamentar é coordenador do subgrupo de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do GT e é cotado para assumir o comando da estatal no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Também esteve em discussão a política de preços de paridade internacional (PPI), o acordo da Petrobras com o Cade, que levou à venda refinarias da estatal, além das políticas de refino, abastecimento e logística da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em entrevista a jornalistas, Prates afirmou que a nova gestão poderá alterar o plano estratégico da empresa, aprovado na semana passada. O parlamentar defendeu que a estatal não pode ficar “só extraindo petróleo do pré-sal e distribuindo dividendos”.

Mudanças na Petrobras

O novo governo do presidente eleito Lula pretende estudar as condições do mercado de refino para encontrar caminhos que reduzam efeitos de altas do petróleo sobre o mercado local.

Segundo o Valor Econômico, a saída mais provável relaciona-se à expansão da capacidade produtiva das refinarias da Petrobras, ao invés de construir novas unidades. A estratégia permitiria reduzir a dependência de importações.

*Com informações de Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.