Petrobras (PETR4) abastece 3 navios da Transpetro com “bunker” com conteúdo renovável
A Petrobras (PETR4) abasteceu três navios da Transpetro com combustível marítimo (“bunker”) com 24% de conteúdo renovável, entre os dias 10 e 17 de novembro, no Terminal Aquaviário de São Sebastião (Tebar), em São Paulo, informou a petroleira em nota nesta quarta-feira.
O combustível, fornecido pela subsidiária Petrobras Biocombustível (PBio), abasteceu os navios Zumbi dos Palmares, com aproximadamente 1.300 toneladas, e as embarcações Rômulo Almeida e Carlos Drummond de Andrade, com cerca de 400 e 300 toneladas, respectivamente.
O comunicado vem após a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmar na segunda-feira que o Brasil “não acordou direito” para o uso de seu combustível marítimo com 24% de conteúdo renovável. Na ocasião, ela também mencionou o abastecimento de embarcações da Transpetro, mas sem entrar em detalhes.
A venda do “bunker” com conteúdo renovável é uma das iniciativas em curso pela companhia para ampliar seu portfólio de combustíveis que geram menos emissões de gases do efeito estufa.
O “bunker” da Petrobras atende às regulamentações da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês), que limita o teor de enxofre nos combustíveis marítimos, segundo a empresa.
Além disso, trata-se de um produto que já pode ser usado pela frota existente, sem a necessidade de adaptações técnicas.