Empresas

Petrobras (PETR4): Além dos dividendos, a outra medida benéfica anunciada

04 ago 2023, 9:57 - atualizado em 04 ago 2023, 14:45
Petrobras
A Petrobras afirmou que busca, por meio da política anunciada, garantir a sua perenidade e sustentabilidade financeira. (Imagem: Agência Petrobras)

A Petrobras (PETR4), além de aprovar o pagamento de R$ 1,14 por ação em dividendos, informou nesta sexta-feira (4) um programa de recompra de ações.

Segundo a estatal, serão adquiridas até 157,8 milhões de ações preferenciais, equivalente a cerca de 3,5% do total de ações preferenciais em circulação. A medida, disse a companhia, não acarretará efeitos contábeis relevantes no patrimônio líquido da companhia

“O Programa de Recompra de Ações tem por objetivo a aquisição de ações preferenciais de emissão da companhia, para permanência em tesouraria com posterior cancelamento, sem redução do capital social”, informou a a Petrobras.

A empresa disse que a medida tem o prazo de 12 meses – ou seja, término em 4 agosto de 2024 -, cabendo à Diretoria da Petrobras definir a oportunidade e a quantidade de ações preferenciais a ser efetivamente adquirida, dentro do limite autorizado para a operação.

“Os recursos a serem empregados no Programa de Recompra serão provenientes daqueles calculados para distribuição aos acionistas no âmbito da Política de Remuneração aos Acionistas vigente”, destacou a companhia.

A Petrobras afirmou que busca, por meio da política anunciada, garantir a sua perenidade e sustentabilidade financeira de curto, médio e longo prazos e conferir previsibilidade ao fluxo de pagamentos da remuneração aos acionistas.

“Consequentemente, o pagamento da remuneração aos acionistas (aí incluída a recompra de ações) não deve comprometer a sustentabilidade financeira de curto, médio e longo prazos da Companhia”.

Veja o documento divulgado pela Petrobras

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.