Empresas

Petrobras (PETR4) assina acordo de equalização de Jubarte

20 out 2025, 18:54 - atualizado em 20 out 2025, 18:55
Petrobras, Petro, Empresas, FUP, greve, paralisação, petroleiros
Paralisação na Petrobras: Federação Única dos Petroleiros (FUP) indica greve de advertência nos dias 29 e 30 de maio (Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

A Petrobras (PETR4) anunciou nesta segunda-feira (20) a assinatura de um Acordo de Equalização de Gastos e Volumes (AEGV) com a PPSA (Pré-Sal Petróleo S.A.), relacionado à jazida compartilhada do pré-sal de Jubarte, localizada na Bacia de Campos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O valor devido pela Petrobras à PPSA é de R$ 1,54 bilhão, a ser pago em parcela única até o fim de outubro. Desse total, R$ 1,47 bilhão já estava provisionado nas demonstrações contábeis do segundo trimestre de 2025, segundo a nota explicativa 17.4, referente aos Acordos de Individualização da Produção (AIP).

  • CONFIRA: Veja os ativos mais recomendados por grandes bancos e descubra como diversificar sua carteira com as escolhas favoritas do mercado; acesse gratuitamente

O acordo é resultado da aprovação do AIP do pré-sal de Jubarte pela ANP, que definiu as participações de cada empresa na jazida: Petrobras (97,25%), Shell (0,43%), Brava (0,20%), ONGC (0,23%) e União, representada pela PPSA (1,89%).

Com essa nova configuração, foi necessário ajustar as receitas e despesas acumuladas — incluindo investimentos, custos operacionais, royalties e participações especiais — de acordo com a fatia de cada parte na produção.

Além da PPSA, a Petrobras informou que as negociações com os parceiros do campo de Argonauta — Shell Brasil, Enauta (Brava) e ONGC Campos — ainda estão em andamento e serão divulgadas ao mercado após a conclusão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O período de equalização considerado vai de 6 de agosto de 1998, data da assinatura do contrato de concessão de Jubarte (BC-60), até 31 de julho de 2025, véspera da entrada em vigor do AIP do pré-sal de Jubarte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar