BusinessTimes

Petrobras (PETR4) cai fora de carteira do BB; Veja os ativos para lucrar em junho

01 jun 2022, 20:52 - atualizado em 01 jun 2022, 21:24
Logo da Petrobras
Petrobras deixou o portfólio do BB Investimentos; Corretora realizou três trocas (Imagem: Reuters/ Sergio Moraes)

O BB Investimentos realizou três trocas em sua carteira recomendada de ações para o mês de junho.

Com isso, os papéis de AES Brasil (AESB3), Petrobras (PETR3;PETR4) e WEG (WEGE3) saíram para a entrada de Gerdau (GGBR4), Multiplan  (MULT3) e Simpar (SIMH3).

De acordo com os analistas Victor Penna e Wesley Bernabé, que assinam a carteira, para junho, o viés é neutro em Bolsa, apesar das boas chances de seguir no campo positivo, puxado por setores específicos ou empresas com teses em que o cenário atual, seja em âmbito global, seja puramente doméstico, não traga grandes estragos em termos de lucratividade à frente.

“Assim, seguimos com a preferência pela alocação em commodities metálicas (Vale e Gerdau), commodities agrícolas (SLC Agrícola) e no setor financeiro (BTG Pactual e Itaú Unibanco), que representam 50% da carteira”, coloca.

Para a outra metade do potfólio, os analistas escolheram as empresas que são destaque dentro da ciclicidade de suas operações e que têm apresentado bons resultados ou, minimamente, resiliência em seus balanços.

Em maio, a carteira superou o Ibovespa em praticamente todos os pregões do mês, dada a composição diversificada, mas que privilegiou ações de commodities e do setor financeiro.

Empresa Ticker
Simpar SIMH3
BTG Pactual BPAC11
Itaú Unibanco ITUB4
Lojas Renner LREN3
Gerdau GGBR4
Localiza RENT3
SLC Agrícola SLCE3
Vale VALE3
Vibra Energia VBBR3
Multiplan MULT3

Trocas

Na visão dos analistas, a Gerdau segue apresentando resultados robustos, aproveitando-se principalmente da continuidade da dinâmica favorável do setor de siderurgia nos Estados Unidos.

“Apesar dos desafios para a indústria siderúrgica global – como a intensificação dos gargalos logísticos e a alta dos custos, que se intensificou com o início da guerra entre Rússia e Ucrânia creditamos que os papéis da Gerdau podem continuar se destacando positivamente”, argumentam.

Os analistas citam a sua presença em mercados que seguem com momentos favoráveis, como a América do Norte, onde preços e demanda elevados devem continuar sustentando bons resultados para a companhia, e as expectativas de dividendos robustos, potencializados pelo programa de recompra anunciado recentemente.

No caso da Multiplan, a dupla argumenta que a rede de shopping está exposta à recuperação da economia doméstica e vem apresentando fortes resultados e resiliência, mesmo diante de um cenário macroeconômico ainda desafiador.

“Os resultados referentes ao primeiro trimestre da Multiplan foram fortes, sinalizando sua capacidade de entregar crescimento e rentabilidade, mesmo diante da elevada inflação pressionando a renda das famílias”, dizem.

Por fim, o BB ressalta que o portfólio diversificado da Simpar se apresenta como um diferencial competitivo, dada a complementariedade e a sinergia entre os negócios do grupo.

“O grupo Simpar é o maior comprador individual do setor automotivo brasileiro, o que lhe confere diferenciais competitivos dentro do ecossistema de logística e mobilidade urbana no país”, coloca.

Participe do grupo Comprar ou Vender no Telegram!

Faça parte do grupo do Comprar ou Vender no Telegram. Você tem acesso em primeira mão às principais indicações de investimentos dos analistas brasileiros e estrangeiros e ainda participa das discussões sobre os temas. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.