Petrobras (PETR4) chega a acordo com a Unigel sobre fábricas de fertilizantes no Nordeste

A Petrobras (PETR4) informou ao mercado a assinatura de um acordo com a Proquigel, subsidiária da Unigel, para dar fim aos desacordos e litígios existentes entre elas.
Entre os litígios estão os contratos de arrendamento das fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe. Segundo o documento enviado ao mercado na quinta (22), as unidades retornarão para a estatal em data que ainda será definida.
O acordo também prevê a retomada das operações pela Petrobras, mediante procedimento licitatório para contratação de serviços de operação e manutenção.
- SAIBA MAIS: Não é PETR4: essa petroleira pode subir 66% em 2025 e distribuir bons dividendos nos próximos anos, aponta o BTG Pactual; confira
“A retomada de atividades da companhia nos segmentos de fertilizantes busca capturar valor com a produção e a comercialização de produtos nitrogenados, conciliando com a cadeia de produção de óleo e gás natural e a transição energética”, diz a Petrobras.
Vale lembrar que a petrolífera havia arrendado as fábricas para a Unigel em 2019, por dez anos, mas elas estão paralisadas desde 2023, sob a alegação da parceira de que os altos preços do gás natural no Brasil inviabilizavam a operação de forma lucrativa.
As empresas aguardam a liberação da sentença homologatória pelo Tribunal Arbitral.
*Com Reuters