Petrobras (PETR4): FUP indica aceitação de proposta e sinaliza fim da greve
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) indicou a aceitação da última contraproposta da Petrobras (PETR4) para o acordo coletivo de trabalho, sinalizando a suspensão do movimento grevista que completou uma semana nesta segunda-feira.
“Após a Petrobras garantir que não haverá punições para os grevistas e que todas as empresas subsidiárias irão acompanhar o acordo conquistado, o Conselho Delibrativo da FUP, por ampla maioria, indicou a aceitação da contraproposta e a suspensão da greve”, afirmou coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, em mensagem no Instagram.
Bacelar disse que vários pedidos foram atendidos na reunião desta segunda-feira com a empresa, que “se somam aos avanços que a greve já havia arrancado e que resultaram no atendimento dos três eixos da campanha reivindicatória”.
A Petrobras e os representantes da categoria se reuniram ontem. A FUP, que iniciou esta segunda ainda em greve, avaliou na ocasião que havia conseguido “avanços significativos” em relação aos eixos da campanha reivindicatória, mas cobrou, justamente, que a proposta fosse seguida por todas as subsidiárias.
Também exigiu que a estatal se comprometa a não descontar os dias parados, que haja isonomia entre os trabalhadores do terminal de Coari e de Urucu, no Amazonas, e que seja garantida a hospedagem para os trabalhadores offshore. Ainda não houve resposta da Petrobras sobre esses pontos adicionais.
Além disso, foi cobrado da Petrobras que apresente uma carta-compromisso para a solução dos Planos de Equacionamento dos Déficits da Petros (PEDs), o fundo de pensão dos trabalhadores.
*Com Reuters e Estadão Conteúdo