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Petrobras (PETR4): Querosene de aviação ficará 9,8% mais barato em janeiro

29 dez 2023, 16:30 - atualizado em 29 dez 2023, 16:30
Petrobras PETR4 vai reduzir preço do querosene de aviação a partir de janeiro de 2024, diz CEO presidente Jean Paul Prates
Copom agradece: Prates lembra que Petrobras (PETR4) já reduziu em quase 20% o preço do QAV neste ano (Imagem: REUTERS/ Ricardo Moraes)

A Petrobras (PETR4) reduzirá o preço médio do querosene de aviação (QAV) vendido a distribuidoras em 9,8% a partir de janeiro ante o valor praticado em dezembro, em seu terceiro corte mensal consecutivo, informou o CEO Jean Paul Prates nesta sexta-feira (29) em rede social.

A queda em janeiro corresponderá a 0,40 real por litro, em relação ao mês anterior, disse o presidente na rede social X (antes conhecida como Twitter). A empresa reajusta mensalmente os preços do QAV de acordo com fórmulas contratuais negociadas com as distribuidoras.

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Os três recuos ocorrem após uma sequência de quatro altas mensais seguidas. Prates reiterou ainda que o QAV vendido pela Petrobras acumulou em 2023 uma queda de 19,6% na comparação com dezembro de 2022, o que corresponde a uma redução média de 1,00 real por litro.

No acumulado em 13 meses, considerando 2023 e janeiro de 2024, haverá um recuo acumulado de 27,5%, o equivalente a 1,40 real o litro, adicionou.

Petrobras (PETR4): Querosene de aviação acumula queda de quase 20% em 2023

Em entrevista à GloboNews na véspera, Prates frisou que foi um ano de redução dos preços do combustível, pontuando que a companhia participa atualmente de discussões junto ao governo em meio a esforços federais que permitam preços de QAV mais baixos.

O CEO também afirmou na entrevista que o preço do QAV praticado pela Petrobras é um preço do mercado “baseado em referencia internacional, até porque a maior parte do volume do QAV é para aqueles aviões gigantes que fazem travessia transatlântica”.

A Petrobras vende o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras, que por sua vez transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores, detalhou a empresa anteriormente.

Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento, segundo a empresa, ressaltando que o mercado brasileiro é aberto à livre concorrência, e que não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV.

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