Mercados

Petrobras (PETR4) responde notícia sobre eventual compra da Braskem (BRKM5)

13 jun 2023, 18:31 - atualizado em 13 jun 2023, 18:33
Petrobras
Novonor, antiga Odebrecht, controla a Braskem com 50,1%. (Imagem: Bloomberg)

A Petrobras (PETR4) disse nesta terça-feira (13) que a atuação no setor petroquímico é um dos elementos do plano estratégico 2024-2028, mas ponderou que não há qualquer decisão em relação ao processo de desinvestimento ou de aumento de participação na Braskem (BRKM5).

“Nesse sentido, a Companhia esclarece que decisões sobre investimentos e desinvestimentos são pautadas em análises criteriosas e estudos técnicos, em observância às práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis”, afirmou.

Mais cedo, o Estadão/Broadcast informou que a petroleira pode cobrir a oferta da Unipar, de R$ 10 bilhões em dinheiro, para ficar com o controle Braskem, retomando o projeto original da estatal iniciado em 2007.

A Novonor, antiga Odebrecht, controla a Braskem com 50,1%, enquanto a Petrobras tem 47%.

    • CONHEÇA A LIVE GIRO DO MERCADO: De segunda à sexta às 12h, estaremos AO VIVO no canal do Youtube do Money Times, trazendo as notícias mais quentes do dia e insights valiosos para seus investimentos. Esperamos você!

Além da Petrobras

A Unipar quer fazer uma oferta pública de aquisição de ações para acionistas minoritários da Braskem detentores de ações ordinárias e ações preferenciais classe A e classe B. Haveria outra oferta para aquisição de até a totalidade das ações preferenciais classe A representadas por ADRs e listadas no New York Stock Exchange.

“A Operação deverá conter condições normais nesse tipo de operação, tais como negociação dos documentos vinculantes, realização de auditoria na Braskem, aprovação das autoridades competentes, aprovação dos Bancos Credores, dentre outras”, disse a Unipar ao enviar a proposta. 

A companhia ainda informou que, no momento adequado, quer negociar com a Petrobras, que detém 36,2% das ações ordinárias da Braskem.

Veja o comunicado

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin