BusinessTimes

Petrobras (PETR4) responde sobre negociar em reais e SPX eleva participação na EDP (ENBR3)

18 abr 2023, 9:37 - atualizado em 18 abr 2023, 9:38
Petrobras
Haddad afirmou que o memorando final assinado entre Brasil e China orienta que as vendas internacionais sejam feitas na moeda brasileira. (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

A afirmação da Petrobras (PETR4) de que desconhece qualquer orientação dada pelo governo federal para que comece a negociar em reais com a China e o anúncio de que a SPX, do gestor Rogério Xavier, elevou participação acionária na EDP Brasil (ENBR3) são alguns dos destaques corporativos desta terça-feira (18).

Em carta enviada à CVM nesta segunda, a Petrobras afirmou que pediu esclarecimentos ao Ministério da Fazenda sobre a eventual existência de alguma decisão que justificasse a publicação de um fato relevante informando ao mercado das novas diretrizes.

A estatal disse que recebeu a resposta de que, “por parte do Ministério da Fazenda, não há nenhuma decisão, ato ou fato relevante a ser comunicado em razão da matéria supracitada.”

Na sexta-feira (14), Haddad afirmou que o memorando final assinado entre Brasil e China orienta que as vendas internacionais sejam feitas na moeda brasileira, o real. Questionado por um jornalista sobre se a medida se estenderá a empresas estatais, como a Petrobras, o ministro disse que essa era a intenção do documento, e que a equipe econômica faria novas análises.

EDP

SPX aumentou a fatia acionária na EDP para 5,04%, ou 29.283.100 ações ordinárias.

Apesar da posição relevante, a SPX declara que não há qualquer acordo ou contrato regulando o exercício do direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários de emissão da companhia.

“A alteração momentânea de participação societária não objetivou, de qualquer forma, alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da companhia”, acrescentou.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.