BusinessTimes

Petrobras recebe indicação do acionista do Banco Clássico para vaga no conselho

09 mar 2021, 8:55 - atualizado em 09 mar 2021, 8:55
Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro
A Petrobras deverá agendar em breve assembleia para definir um novo conselho (Imagem: REUTERS/ Sergio Moraes)

A Petrobras (PETR3PETR4) informou que recebeu correspondência de fundos de investimentos administrados por seu acionista Banco Clássico, que indicaram o advogado Leonardo Pietro Antonelli para vaga na nova formação do conselho de administração da estatal.

O Banco Clássico detém participação acionária suficiente para incluir candidatos no boletim de voto da assembleia de acionistas que a Petrobras realizará para eleger seu conselho, acrescentou a companhia, em comunicado à imprensa.

Antonelli era conselheiro da Petrobras, eleito em assembleia realizada em julho de 2020, mas renunciou ao posto na semana passada, em meio à saída de outros membros do colegiado.

A Petrobras deverá agendar em breve assembleia para definir um novo conselho, após o governo do presidente Jair Bolsonaro ter decidido indicar o general da reserva Joaquim Silva e Luna para assumir a presidência da estatal e uma vaga no colegiado.

Ele substituirá o atual CEO, Roberto Castello Branco, que também é conselheiro atualmente e tem mandato até 20 de março em ambas posições.

Após o anúncio de mudança no comando da estatal, cinco membros do conselho da Petrobras informaram que não pretendiam seguir no cargo, com ao menos um deles associando a decisão diretamente à substituição de Castello Branco.

A saída do atual presidente da Petrobras vem após queixas de Bolsonaro sobre a política da estatal para os preços dos combustíveis.

Roberto Castello Branco
Ele substituirá o atual CEO, Roberto Castello Branco, que também é conselheiro atualmente e tem mandato até 20 de março em ambas posições (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Na segunda-feira, o governo oficializou a indicação de cinco nomes para o conselho da petroleira: Joaquim Silva e Luna, Márcio Andrade Weber, Murilo Marroquim de Souza e Sonia Julia Sulzbeck Villalobos, esta última apontada pelo Ministério da Economia. A União ainda pode realizar mais duas indicações.

Na semana passada, a Petrobras havia informado a renúncia de João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar Carneiro da Cunha, todos indicados pelo governo para as cadeiras no conselho, além de Leonardo Pietro Antonelli.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.