Combustíveis

Petrobras tem leve alta após anunciar hedge para gasolina

06 set 2018, 11:41 - atualizado em 06 set 2018, 11:41

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por Investing.com – No começo da manhã desta quinta-feira na bolsa paulista, as ações da Petrobras (PETR4) operam com valorização de 0,27%, a 18,70, em dia que positivo para o mercado de ações e também para a cotação do petróleo.

A diretoria executiva da estatal aprovou um mecanismo de hedge complementar visando dar flexibilidade à gestão da política de preços da gasolina, para ter a opção de ampliar a periodicidade dos reajustes diários em momentos de volatilidade e sem incorrer em perdas financeiras.

Para o Itaú BBA, a notícia é neutra, citando que a estratégia, se efetivamente empregada, reduziria a volatilidade dos preços da gasolina para o consumidor final. O analista André S. Hachem ponderou em nota a clientes que a sua principal incerteza será em relação a como essa estratégia será empregada, “já que provavelmente não sabemos a estrutura das posições de hedge enquanto os preços estão congelados”.

Veja as 10 ações mais desejadas para setembro, por 25 analistas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, o analista Gabriel Francisco, da XP Investimentos, o fato é negativo e deve ser entendido com um retrocesso na política de preços, uma vez que a empresa ficaria menos exposta a perdas em momentos de volatilidade do petróleo e do dólar.

A Petrobras informou que é importante implementar mecanismos que lhe permitam ter a opção de alterar a frequência dos reajustes diários do preço da gasolina no mercado interno, podendo até mantê-lo estável por curtos períodos de tempo, de até 15 dias, “conciliando seus interesses empresariais com as demandas de seus clientes e agentes de mercado em geral”.

Conforme a estatal, o mecanismo de hedge poderá ser aplicado em momentos de elevada volatilidade no mercado, de forma a conferir um resultado financeiro equivalente ao que seria obtido com a atual prática de reajustes diários, que continua também como opção da companhia.

“Os princípios de preço de paridade internacional (PPI), margens para remuneração dos riscos inerentes à operação e nível de participação no mercado continuam em vigor, assim como a correlação com as variações do preço da gasolina no mercado internacional e a taxa de câmbio”, informou a Petrobras no comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com Reuters.

Compartilhar

investing@moneytimes.com.br