Mercados

Petróleo recua mais de 1% com possível cessar-fogo entre Israel e Irã

16 jun 2025, 13:09 - atualizado em 16 jun 2025, 17:37
petroleo morning times investidores agenda ibovespa wall street
O petróleo opera em queda com possível cessar-fogo no Oriente Médio (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração)

Os preços do petróleo operam em forte queda nesta segunda-feira (16) em meio à notícias de um possível cessar-fogo no Oriente Médio. 

Os contratos mais líquidos do petróleo Brent, referência para o mercado internacional, para agosto, encerraram a sessão com baixa de 1,35%, a US$ 73,23 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres. Mais cedo, a queda chegou a mais de 4%. 



Já os contratos do petróleo West Texas Intermediate (WTI) para agosto também caíram mais de 1%, a US$ 71,77 o barril, em New York Mercantile Exchange (Nymex). 

Na última sexta-feira (13), os contratos encerraram a sessão com alta de mais de 7% e acumularam avanço de 12% na semana com o acirramento das tensões entre Israel e Irã.

O que derruba o petróleo hoje?

O petróleo reage à notícia de um possível cessar-fogo no Oriente Médio. 

Segundo o Wall Street Journal, o Irã tem sinalizado que busca um fim das hostilidades e a retomada das negociações sobre seu programa nuclear com urgência. Os país teria  mensagens a Israel e aos Estados Unidos por meio de intermediários árabes. 

Teerã também pediu ao Catar, Arábia Saudita e Omã que pressionem o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a usar sua influência sobre Israel para concordar com um cessar-fogo imediato com o Irã em troca da flexibilidade nas negociações nucleares, disseram duas fontes iranianas e três fontes regionais à Reuters. 

Durante uma coletiva de imprensa, Trump confirmou que há sinais de que o Irã quer conversar sobre uma desescalada do conflito com Israel. “O Irã não está vencendo essa guerra. Eles precisam negociar o mais rápido possível antes que seja tarde demais”, disse o presidente dos EUA antes do encontro bilateral com o primeiro-ministro  do Canadá, Mark Carney, durante o G7. 

Já no final da tarde, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o Irã “não quer sentar à mesa de negociações. Eles querem explodir a mesa”. Ele rejeitou a possibilidade de diálogo com Teerã, em entrevista à ABC News.

Em resposta, o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, disse que o país não quer intensificar o conflito com Israel, mas prometeu responder a qualquer “agressão” israelense.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual — toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar