Petróleo: Produção cresce 10,9% em maio e bate recorde, segundo ANP; Petrobras (PETR4) tem alta de 7,3% no ano

A produção de petróleo do Brasil cresceu 10,9% em maio ante o mesmo mês do ano passado para um recorde de 3,679 milhões de barris por dia (bpd), com impulso do desenvolvimento de importantes campos do pré-sal, de acordo com dados oficiais publicados nesta terça-feira (1).
Na comparação com abril, a produção cresceu 1,3%, conforme boletim mensal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
- LEIA MAIS: Itaú BBA, BB Investimentos, Safra, BTG Pactual e outros bancos selecionaram os ativos mais promissores para ter em carteira – veja quais são
O volume superou o recorde histórico anterior, que havia sido registrado em novembro de 2023, de 3,678 milhões de bpd.
Principal produtora do Brasil, a Petrobras (PETR4) produziu 2,21 milhões de bpd em maio, segundo dados da autarquia, alta de 7,31% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
O avanço ocorre após a petroleira estatal ter colocado em operação o navio-plataforma do tipo FPSO Almirante Tamandaré, em fevereiro, no campo de Búzios, e o navio-plataforma do tipo FPSO Alexandre de Gusmão no campo de Mero, em maio, ambos no pré-sal da Bacia de Santos.
Já a Shell, segunda maior produtora do Brasil e importante parceira da Petrobras no pré-sal, produziu em maio 399,928 mil bpd, alta de 11,67% na comparação anual, segundo a ANP.
Já a produção de gás natural somou 172,3 milhões de metros cúbicos (m³/d) em maio, alta de 18,3% na comparação anual e avanço de 2,6% frente a abril, disse a agência.
Entretanto, do volume total de gás produzido, apenas 55,41 milhões de m³/d foram disponibilizados ao mercado, ou 32,16% do total produzido, enquanto 95,50 milhões de m³/d foram injetados de volta nos poços, 17,10 milhões de m³/d foram consumidos na própria plataforma e 4,29 milhões de m³/d foram queimados na unidade.
Em maio de 2024, o total disponível para o mercado foi de 46,75 milhões de m³/d, ou 32,1% do produzido naquele mês.
A produção total (petróleo + gás natural) no país, considerando pré-sal, pós-sal e terra, foi de 4,763 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) em maio, com impulso de um recorde na produção do pré-sal.
No pré-sal a produção somou um marco histórico de 3,803 milhões de boe/d, alta de 1,8% versus abril e de 14,8% ante o mesmo período de 2024.
- LEIA MAIS: Em quais ações vale a pena investir? Veja as recomendações do BTG Pactual como cortesia do Money Times